Sophia @princesinhamt
Economia

Regulamentação de influenciadores de finanças: o que você precisa saber

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Com o do número de “finfluencers“, ou os influencers de finanças, a Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) elaborou um projeto que visa a regulamentar essa atividade. As regras começam a valer a partir de 13 de novembro.

A principal regra consiste na obrigatoriedade de o influenciador informar ao seu público que suas publicações patrocinadas ão publicidades. Ele também deve mostrar quais são as instituições financeiras contratantes.

De acordo com o manual da Anbima, serão validadas somente a “menção verbal ou escrita na própria publicidade ou, ainda, a adição de hashtags, que mencionem minimamente que se trata de publicidade e estejam vinculadas ao distribuidor (#parceria e #nomedainstituição)”.

Leia também:

Houve um grande no alcance dos influenciadores de finanças nos últimos anos. Os “finfluencers” totalizaram 515 no primeiro semestre de 2023, e a sua quantidade de seguidores aumentou 6%, cerca de 176,3 milhões.

Dentre os influencers mais relevantes de 2023 estão:

  • Gustavo Cerbasi;
  • Flávio Augusto ;
  • O Primo Rico;
  • Tiago Guitián Reis;
  • Bruno Perini;
  • Economista Sincero;
  • Rafael Zattar;
  • Cristiane Fensterseifer; e
  • Carol Dias Riqueza Em Dias.

Instituições contratantes devem se responsabilizar por “veracidade de informações divulgadas”

2024 word12024 word1
Caso algum influencer queira explicar o que são CDBs, não poderá mencionar o CDB do banco X nem seu rendimento anual | Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

A segunda regra é uma maior responsabilização das instituições contratantes pelos influencers e pelo conteúdo veiculado. O objetivo é assegurar a “veracidade das informações divulgadas em sua completude, de modo a não levar o investidor a erro”.

Também será necessário que haja uma garantia de que os “contratados possuam, caso aplicável, as devidas certificações necessárias” para abordar conteúdos de finanças ou investimentos que venham a abordar.

Leia mais: Influencer promete Playstation grátis e leva o caos a ruas de Nova York; veja vídeos

Caso não haja a certificação exigida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), não será permitido fazer recomendações de investimentos, mas tão somente fornecer explicações didáticas, sem mencionar ativos específicos.

A fim de controlar a fiscalização, as instituições deverão disponibilizar e atualizar a relação dos influenciadores contratados encaminhada à Anbima. Dessa maneira, caso não sigam as regras, as empresas sofrerão penas corretivas.

Entretanto, a normativa não menciona as punições àquelas companhias que descumprirem as regras.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.