Sophia @princesinhamt
Economia

Receita Federal emite notificação para 393 mil MEIs que correm risco de exclusão do Simples Nacional

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Receita Federal notificou 393,6 mil microempreendedores individuais (MEIs) inadimplentes, que devem um total de R$ 2,25 bilhões.

Porém, o Fisco ressalta que os contribuintes ainda podem regularizar a situação para não ser excluídos do Simples Nacional por inadimplência.

“Para evitar a sua exclusão do Simples Nacional a partir de 1º de janeiro de 2024, o contribuinte MEI deve regularizar a totalidade dos seus débitos, por meio de pagamento à vista ou parcelamento”, alerta a Receita em nota.

O pagamento deve ser feito no prazo de 30 dias a contar da data de ciência do Termo de Exclusão emitido pelo Fisco.

O Termo de Exclusão e o relató de pendências foram encaminhados entre os dias 11 e 14 de setembro aos MEIs que têm débitos com a Receita Federal ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Simples NacionalSimples Nacional
Se o contribuinte MEI não pagar seus débitos poderá ser excluído do Simples Nacional a partir de janeiro de 2024 | Foto: /site Receita Federal

Regularização dos MEIs

Os documentos enviados estão disponíveis por meio de várias opções.

Os contribuintes MEIs podem acessá-los na seção de serviços do Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos Abrangidos pelo Simples Nacional (Simei) no Portal do Simples Nacional.

Outra opção é acessar por meio do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI.

O contribuinte também pode utilizar o portal do Centro de Atendimento Virtual (e-Cac) da Receita Federal, em que é necessário utilizar um código de específico.

Por fim, os documentos podem ser acessados via gov.br, com as contas de nível prata, ou certificado digital.

“Mesmo que tenha débitos com a Receita Federal e/ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e não tenha recebido Termo de Exclusão, é necessário que o MEI regularize suas dívidas para que não seja excluído do Simples Nacional”, destaca a Receita.

Orientações

Segundo a Receita, a confirmação da notificação ocorrerá no momento da primeira leitura, desde que o contribuinte acesse a mensagem dentro de um período de 45 dias contados a partir da disponibilização do documento.

O MEI que regularizar todas as pendências dentro do prazo não será excluído e o Termo de Exclusão ficará sem efeito.

Dessa forma, ele irá continuar no regime do Simples Nacional e enquadrado no Simei, sem necessidade de outro procedimento, até mesmo de comparecer a alguma unidade do Fisco.

O contribuinte MEI que não regularizar dentro do prazo legal todos os débitos listados no relatório de pendência que acompanha o Termo de Exclusão será excluído do Simples Nacional e, automaticamente, desenquadrado do Simei a partir de 1º de janeiro de 2024.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.