Sophia @princesinhamt
Economia

Preços do azeite disparam e perspectivas apontam para aumento nos próximos meses

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Quem foi ao supermercado comprar azeite já se deparou com um grande aumento de preços do produto, recentemente. A inflação ultrapassa os 26% para o preço desse óleo vegetal, extraído das olivas (as saborosas azeitonas).

Esse porcentual diz respeito ao acumulado em 12 meses, como aponta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de outubro. É o maior índice em sete anos.

Boa notícia: Azeite pode reduzir risco de contrair Alzheimer

Em contrapartida, alimentos e bebidas tiveram uma alta bem mais tímida, de 0,48% até aqui. Por sua vez, a inflação geral no país atinge 4,82%.

O aumento do preço do azeite, no entanto, não deve ter chegado ao pico, ainda. E não há perspectiva de solução no curto prazo.

Entenda por que o azeite tem enfrentado um aumento tão acentuado nos preços

Questões climáticas têm afetado as plantações de oliveiras. Além disso, questões cambiais e até mesmo a guerra entre Ucrânia e Rússia têm impactado na alta do preço.

azeite alzheimerazeite alzheimer
Azeite, Em Especial O Extra Virgem, Marca Pelo Sabor | Foto: Steve Buissinne/Pixabay

O conflito no Leste Europeu foi um dos primeiros entre esses fatores. Isso porque os dois países são os maiores exportadores de óleo de girassol do mundo (juntos, respondem por 80% da produção global).

Olho no preço: Alternativa ao azeite de oliva, óleo de amendoim vai voltar aos supermercados

A escassez da oferta desse óleo, efeito da guerra, aumentou a demanda pelo azeite e outros óleos vegetais. O mercado todo, portanto, “fortemente impactado pelo conflito”, disse o professor Felippe Serigatio ao jornal O Estado de S. Paulo.

Brasil produz muito pouco do que consome

Ele, que atua no Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV Agro), também informou que o sobe e desce do dólar também influenciou o preço final do azeite. Isso se dá pelo fato de a maioria do que o Brasil consome ser importado.

Criminalidade: Alto número de furtos faz supermercados da Espanha trancarem garrafas de azeite

O país consome 8% de toda a produção global, atrás apenas da União Europeia, que importa 17%, e dos Estados Unidos, com 35%. Ou seja, é o terceiro maior importador do mundo.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.