O tradicional óleo de cozinha ficou 9,7% mais caro em novembro para os consumidores brasileiros. É o que indica o levantamento “Variações de Preços: Brasil & Regiões”, da .
Segundo o estudo, o preço médio do óleo de soja passou de R$ 8,26 em outubro para R$ 9,06 em novembro.
As proteínas acompanharam essa tendência: a carne bovina teve um incremento de 7,2%, enquanto a suína subiu 6,1% – ambas têm registrado altas seguidas nos últimos quatro meses.
“Essa tendência de elevação contínua nos preços pode alterar o comportamento de consumo, com os brasileiros buscando alternativas mais baratas ou reduzindo o volume de compras”, explica Anna Fercher, diretora de Customer Success e Insights da Neogrid.
“São mudanças que afetam a dinâmica da cesta de consumo, assim como a cadeia de abastecimento, exigindo uma gestão ainda mais estratégica para atender à demanda de forma eficiente e sustentável”, acrescenta.
Produtos como legumes e xampu também tiveram alta de 3,1% e 2,9%, respectivamente. Em contrapartida, as categorias que apresentaram as maiores quedas no valor médio entre outubro e novembro foram o leite UHT (-3,5%), farinha de mandioca (-3,1%), creme dental (-3%), farinha de trigo (-2,7%) e leite em pó (-2,6%).
Além do óleo: veja as m
No acumulado do ano até novembro, o café em pó e em grãos continua na liderança de variação de preços. O produto teve alta de 38%, passando de R$ 36,89 em dezembro de 2023 para R$ 50,90 no último monitoramento.
Em segundo lugar, aparece o óleo (27,2%), seguido pelo leite UHT (20,6%), carnes suínas (20,4%) e queijos (20,1%).
Na Região Sudeste, as maiores variações de alta ocorreram nas seguintes categorias: carne suína (10%); óleo (9,3%); legumes (6,5%); carne bovina (6,3%) e ovos (4,7%).
Já as principais quedas se concentraram no leite UHT (-5,3%), creme dental (-3,5%), farinha de mandioca (-3,2%), farinha de trigo (-2,9%) e molho de tomate (-2,5%).
Fonte: revistaoeste