Sophia @princesinhamt
Economia

Preço do material escolar pode subir 9%, alerta indústria

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A compra de material escolar é sempre um item a mais para o orçamento familiar no início do ano.Em 2024, os valores pesarão ainda mais no bolso, conforme informou o portal R7. prevê que esses produtos terão aumento de preços entre 7% e 9%.

Segundo a indústria, o aumento ocorre em função da alta dos custos de papel, de embalagens e de produtos importados, informou o portal.

Ao R7, Ana Oliveira, que comanda a Papermall Papelaria, dá cinco dicas:

  • 1 – Pesquisa de preços

“O ideal é avaliar os preços nas lojas físicas e online, que costumam ter promoções diferenciadas”, afirma ela.

“Afinal, é normal encontrar o mesmo item mais barato no site do que na própria loja. Isso acontece porque as empresas têm menos custos com as ções online e podem oferecer descontos mais atrativos.”

  • 2 – Pedido de desconto

“Saber pedir desconto também é muito importante na hora de economizar”, recomenda a empresária.

“Se o núcleo familiar tiver dois ou três filhos então, é quase certo que a papelaria ofereça algum tipo de benefício, como 15% de desconto no valor final da compra.”

  • 3 – Adequação do material à da criança

“Uma criança da pré-escola não pode ter um giz de cera muito fininho, porque a criança ainda não tem muita coordenação motora e pode quebrar o giz”, alerta Ana Oliveira.

“Nesse , vale mais a pena pesquisar as características do produto e do uso associado à idade da criança e comprar um giz de cera mais caro, porém mais grosso, que vai durar mais tempo.”

Reciclagem e troca

Aluno material escolarAluno material escolar
Aumento Do Papel Foi Uma Das Causas Para A Alta Dos Preços Dos Materiais | Foto: Reprodução/Pixabay

Sobre a adequação do material, Ana Oliveira acrescenta:

“O mesmo acontece quanto à qualidade dos produtos. Não vale a pena investir em uma marca branca ou inferir que vai durar poucos meses, enquanto uma marca melhor oferecerá um ano inteiro de uso, ou mais, para a criança.”

  • 4 – Reciclagem de itens do ano passado

“Sabemos que a lista de material escolar que as escolas pedem vai muito além do que a criança realmente usa em um ano letivo”, lembra ela, que prossegue.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

“Então sempre sobram cadernos pouco utilizados de matérias menos expressivas e aquelas cores menos favoritas da criança na caixa de lápis de cor.”

Ela dá uma outra dica neste sentido.

“Meu conselho é sempre reaproveitar os cadernos pouco usados no ano passado no próximo ano e, em vez de comprar uma caixinha de 24 cores de lápis, por , comprar apenas uma de 12 para substituir pelos mais gastos.”

  • 5 – Estímulo à troca de materiais

“A troca de materiais acontece, principalmente, com uniformes, livros e outros itens duráveis, como mochilas e estojos. Há, inclusive, grupos de mães no Facebook destinados para isso.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.