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Economia

Por que a Ford optou por vender sua fábrica ao governo da Bahia em vez de vendê-la à BYD? Descubra os motivos.

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A montadora norte-americana Ford decidiu vender seu complexo industrial de Camaçari, na Bahia, ao governo do Estado — e não à fabricante de veículos elétricos BYD.

Até o momento, os valores da negociação não foram divulgados. O acordo para tornar o complexo industrial da Ford uma propriedade do governo baiano “seguirá a legislação vigente, com indenização em preços compatíveis com o mercado”.

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E o que levou a tradicional montadora norte-americana a vender suas propriedades ao governo — e não à empresa chinesa? É mais fácil concretizar a transação com o Estado da Bahia, visto que acordos de grande porte entre empresas privadas são complexos e burocráticos.

Com o anúncio, a BYD poderá concluir a aquisição junto ao Poder Público e acelerar a implantação das três fábricas previstas para a Bahia. O motivo da construção de unidades distintas se explica pelo método segmentado dos veículos.

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Uma das fábricas será dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano — em sua primeira fase. A terceira fábrica, pensada para o processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá o mercado externo e utilizará a portuária .

A de investimentos da BYD na Bahia

O investimento previsto será de R$ 3 bilhões, somados os custos com a aquisição das plantas industriais. Isso deve gerar mais de 5 mil empregos diretos e indiretos no segundo semestre de 2024.

A empresa de tecnologia chinesa, maior fabricante de automóveis elétricos do mundo, produzirá cinco veículos no complexo baiano, entre os quais o Dolphin; o híbrido Song; uma picape; e o elétrico subcompacto Seagull, que tem o porte do Ford Ka, produzido no país até 2021. O quinto produto seria um inédito.

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Fonte: revistaoeste

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