Sophia @princesinhamt
Economia

Mudanças nos pagamentos: descubra por que as transações via DOC estão desaparecendo

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as transações via Documento de Ordem de Crédito (DOC) ão acabar. O último prazo para fazer transações por esse meio será na próxima , 15, até as 22h.

a entidade, depois do prazo final estabelecido, não será mais possível utilizar essa forma de pagamento.

O DOC foi criado em 1985 pelo Banco Central (BC). O recurso perdeu espaço para novas formas mais baratas e mais rápidas de realizar pagamentos, como o Pix — que foi lançado em novembro de 2020.

Saiba mais: “Poupança tem a maior retirada em quase 30 anos

Além da descontinuação do DOC, as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC) — usadas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a seus funcionários — também serão descontinuadas.

De acordo com a nota da Febraban, a data-limite para do DOC é 29 de fevereiro deste ano — quando o sistema efetivamente será encerrado.

Neste dia, o prazo para os bancos processarem os agendamentos enviados por clientes também se encerram.

Pix avança empresas pessoasPix avança empresas pessoas
‘Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado’, informa o diretor da Febraban | Foto: Marcello Casal/

Diretor da Febraban diz que extinção de DOC e TEC se dá por desinteresse do

Para o diretor-adjunto de serviços da Febraban, Walter Faria, a extinção dessas duas modalidades de meio de pagamento considera o desinteresse dos brasileiros em utilizá-las. “Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes”, disse. “Sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos.”

“Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo”, afirmou Faria. “E também pelo valor que pode ser transacionado.”

Segundo levantamento da Febraban sobre meios de pagamento, no primeiro semestre de 2023, o DOC correspondeu somente a 0,05% (ou 18,3 milhões) do total de 37 bilhões de transações feitas no ano.

No levantamento, o Pix lidera, com um volume de 17,6 bilhões, seguido pelos cartões de débito e crédito (cada um com 8,4 bilhões). Em seguida, vem o boleto, com 2,09 bilhões. As transações via TED somaram 448 milhões, e os cheques registram 125 milhões.

No DOC e na TEC, o valor máximo de cada transação é de até R$ 4.999,99.

Segundo a Febraban, sobre as tarifas, cada banco institui o valor cobrado pelas transações em seus diferentes canais de atendimento ao cliente.

em Oeste

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.