A montadora chinesa de carros BYD vai contar com um nova base para a produção de carros na Bahia. A partir da próxima semana, a empresa vai começar o processo de instalação de sua fábrica em Camaçari, na região metropolitana de Salvador.
O governador baiano, Jerônimo Rodrigues, anunciou a chegada da BYD ao Estado. Ele falou sobre o assunto na noite de quarta-feira 28, depois de se reunir com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e a vice-presidente global da companhia chinesa, Stella Li. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília.
“É um dia muito importante para nós”, afirmou Rodrigues. “Estivemos na China e agora estamos colhendo os frutos. Estamos felizes com a geração de empregos e a Bahia sendo uma referência internacional de inovação e tecnologia”, prosseguiu o governador da Bahia.
Rodrigues não citou quantas vagas diretas e indiretas de trabalho devem ser abertas em decorrência da instalação da fábrica da montadora chinesa. A BYD vai ocupar a estrutura que por anos foi da Ford, em Camaçari. Em janeiro de 2021, contudo, a companhia de origem norte-americana anunciou que deixaria de fabricar carros no Brasil.
A montadora chinesa que chegará à Bahia
Fundada em 2002, a BYD, que se prepara para ter base na Bahia, fabrica carros de passeio, caminhões e ônibus. Além de veículos a combustão, a empresa tem investido em modelos elétricos, conforme anuncia a empresa por meio da página administrada pela divisão brasileira no Instagram.
Leia também: “Embraer cria empresa de motores elétricos para carros voadores”
Fonte: revistaoeste