Sophia @princesinhamt
Economia

Mercado prevê aumento da inflação para 2024 e 2025, apontando tendência preocupante

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Analistas de mercado que participam da pesquisa semanal do Boletim Focus projetam a alta da inflação para 2024 e 2025. 

No relató divulgado nesta segunda-feira, 5, pelo Banco Central, os analistas informam que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo () vai fechar o ano em 4,12%, .  É a terceira semana seguida de projeção de alta da inflação.

Os economistas também projetam alta do IPCA para 2025, quando o índice deve fechar em 3,98%, ante a taxa de 3,96% na semana passada. É a segunda semana consecutiva de projeção de alta.

+

PIB: mercado projeta queda para 2025

Banco Central se pronunciou devido a apagão desta sexta-feira, 19 | Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr. inflaçãoBanco Central se pronunciou devido a apagão desta sexta-feira, 19 | Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr. inflação
Banco Central Se Pronunciou Devido A Apagão Desta Sexta-Feira, 19 | Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.

No Boletim Focus, os analistas também indicam o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024 em 2,2%, ante a projeção de 2,19% na semana anterior.

Para 2025, no entanto, a projeção é de queda — o crescimento seria de 1,92%, ante 1,94% na semana passada.

O câmbio e a taxa de juros ficam estáveis em 2024 nesta projeção. A moeda deve fechar o ano em R$ 5,30, mesmo patamar da semana passada. E a Selic, em 10,5%, índice atualmente em vigor.

Já para 2025, os analistas projetam alta da taxa de juros na comparação com a semana anterior.  A Selic deve fechar o ano que vem em 9,75% ante a projeção de 9,5% há uma semana. 

Divulgado toda segunda-feira, o resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços (inflação), atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.