Sophia @princesinhamt
Economia

Mercadante sugere que Venezuela pode utilizar o petróleo e energia para quitar dívida com BNDES

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Dinheiro? O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, falou sobre a possibilidade de a Venezuela pagar a dívida que tem com a instituição de uma forma diferente.

Em entrevista concedida nesta semana ao Roda Viva, programa da TV Cultura, Mercadante, que é filiado ao PT, afirmou que o governo de Caracas sugeriu de, em vez em de envolver dinheiro, o “pagamento” em aberto com o BNDES ser feito por meio de fornecimento de energia elétrica e de petróleo.

A energia elétrica seria específica para Roraima, Estado brasileiro na fronteira com a Venezuela. Já o petróleo seria, nesse formato de negociação, repassado para todo o país.

Na entrevista, o atual presidente do BNDES deu a entender que pode avançar com esse tipo de negociação. Segundo o projeto Brasil Escola, o uso de mercadorias como pagamento é chamado de “escambo”, uma “modalidade de transação que foi muito utilizada na Idade Antiga e que precedeu a monetarização da economia”.

De acordo com dados fornecidos pelo próprio BNDES, a dívida atual da Venezuela com o banco é de US$ 682 milhões. Na cotação atual, esse valor representa mais de R$ 3,3 bilhões. Em gestões anteriores do PT à frente do Executivo federal, a instituição brasileira financiou obras de estaleiro e metrô no país comandado por Nicolás Maduro.

BNDES e situação econômica da Venezuela

governos esquerda empréstimos BNDESgovernos esquerda empréstimos BNDES
Edifício-Sede Do Bndes, No Centro Do Rio | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Com dívida bilionária com o BNDES, a Venezuela convive há anos com superinflação. De acordo com o Fundo Monetário Internacional, o país sul-americano fechou 2022 com inflação de 310%.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.