A Mars, proprietária de marcas como M&M’s, Whiskas e Snickers, está em negociações avançadas para adquirir a Kellanova, dona do Sucrilhos e do Pringles. A informação é do jornal norte-americano Wall Street Journal.
Além do prêmio típico dessas negociações, o acordo pode valorizar a Kellanova em aproximadamente US$ 30 bilhões. Essa seria uma das maiores transações do ano, com termos para serem definidos ainda.
Detalhes da negociação
A Kellanova, desmembrada da Kellogg Company em 2023, valia cerca de US$ 22 bilhões na última sexta-feira, 2. A Mars, empresa de capital fechado controlada pela família Mars, lidera as negociações.
Em 2022, a Kellogg Company anunciou a divisão de seus negócios em três empresas focadas em snacks, cereais e alimentos à base de plantas.
Inicialmente, a empresa explorou opções para a unidade de alimentos à base de plantas, mas decidiu integrá-la à Kellanova.
Reestruturação da Kellanova
O setor de cereais da Kellanova (ex-Kellogg) na América do Norte, que inclui a Frosted Flakes e o Froot Loops, foi renomeado WK Kellogg Co. A empresa vale cerca de US$ 1,5 bilhão.
A divisão da Kellogg ocorreu em um cenário de desafios para grandes empresas alimentícias, que lutavam para manter o crescimento pós-pandemia da covid-19, apesar dos custos crescentes.
Empresas como a Kellanova aumentaram preços desde 2021 para compensar esses custos.
Desafios do mercado
Consumidores, impactados pela inflação, resistem aos altos preços de produtos, como o Pringles. O movimento resulta em quedas ou crescimento desacelerado das vendas nos últimos trimestres.
A Kellanova enfrenta queda de vendas, mas reportou crescimento de volumes na América do Norte no segundo trimestre, com preços reduzidos. A empresa retomou investimentos em marcas como Pringles e Cheez-It.
Expansão da Mars
Nos últimos anos, a Mars buscou expandir-se no mercado de lanches e refeições mais saudáveis. A companhia adquiriu a Kind Inc. e a Nature’s Bakery em 2020.
Se o acordo for concretizado, será um dos maiores negócios de alimentos e bebidas recentes. No ano passado, a J.M. Smucker adquiriu a Hostess Brands, por US$ 4,6 bilhões.
O volume global de negócios está cerca de 15% abaixo do ano passado, com altas taxas de juros e repressão antitruste mantendo muitos compradores à margem.
Fonte: revistaoeste