Sophia @princesinhamt
Economia

Lula recebe executivos de bancos no Planalto em reunião estratégica

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) vai se reunir nesta quarta-feira, 16, no Palácio do Planalto, com banqueiros das principais instituições privadas do Brasil. Segundo do jornal O Estado de S.Paulo, o deve acontecer às 11h30 e também pode abordar a regulamentação das bets.

Segundo o Estadão, a reunião deve contar com a presença do presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, e o chefe do conselho da entidade, Luiz Trabuco.

Também participam do encontro os presidentes dos bancos Bradesco, Marcelo Noronha, do Itaú , Milton Maluhy, do Santander, Mário Leão, do BTG Pactual, André Esteves, e do Safra, Alberto Monteiro.

O governo Lula está finalizando ajustes para criar uma nova modalidade de crédito consignado, destinada a fomentar a concorrência entre bancos. A proposta é unir trabalhador e banco em uma plataforma com “leilão” por juro menor.

A discussão acontece em um contexto em que bancos privados buscam subir o teto dos juros do consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

YouTube videoYouTube video

A taxa, atualmente em 1,66%, foi reduzida na canetada oito vezes desde o início do governo Lula, e virou foco de embate permanente entre a Febraban e o ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Apesar das expectativas criadas pelo aumento da Selic em setembro, o tema não foi abordado na última reunião do Conselho Nacional de Previdência Social, que define diretrizes para o reajuste do teto.

Lula deve pautar isenção do IR na reunião com banqueiros

Outros assuntos na pauta econômica da reunião desta quarta-feira com os banqueiros incluem a redução do spread bancário e a promessa de campanha de Lula de ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda para rendimentos de até R$ 5 mil.

A questão do endividamento gerado por apostas online já foi discutida em um encontro entre o presidente da Febraban e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no início de outubro, em Brasília.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.