A Receita Federal libera na quinta-feira 24, a partir das 10 horas, a consulta para o quarto lote da restituição do Imposto de Renda 2023, referente ao ano-base de 2022. Também serão contempladas restituições residuais dos anos anteriores.
O novo pagamento será feito para 6.118.310 contribuintes. A previsão é que sejam pagos R$ 7,5 bilhões no dia 31 de agosto. Do valor, R$ 914.419.749,81 serão destinados para as seguintes faixas prioritárias:
- 11.960 idosos acima de 80 anos;
- 86.427 idosos de 60 a 79 anos;
- 9.065 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 30.453 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério — ou seja, professores; e
- 219.288 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.
Leia também: “Títulos isentos de Imposto de Renda chegam a bilhões”
Os contemplados fazem parte do grupo que entregou a declaração até o dia 29 de maio para a Receita Federal.
Saiba como fazer a consulta à restituição do Imposto de Renda pelo site da Receita Federal
Para consultar se tem direito ao quarto lote, é preciso acessar a página da Receita Federal na internet a partir de quinta-feira e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, é necessário clicar em “Consultar a Restituição”.
Outra forma de consulta é pelo aplicativo disponibilizado pela Receita Federal que leva diretamente a base das restituições do Imposto de Renda, assim como consulta da situação cadastral do CPF. O app pode ser instalado em tablets e smartphones.
Como saber se caiu na malha fina
Na consulta será informado se o contribuinte não terá o pagamento por alguma inconsistência na declaração, ou seja, se caiu na malha fina. Uma opção caso não queira aguardar a liberação da consulta é entrar no site da Receita Federal e acessar “extrato” do Imposto de Renda chamado Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).
Leia mais: “Lira alerta para risco grande da reforma sobre o Imposto de Renda”
Para checar o extrato do IR, é preciso ter em mãos o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. As restituições com pendências só serão liberadas após a correção da inconsistência ou apresentação da comprovação que sua declaração está correta.
Fonte: revistaoeste