A Receita Federal liberou, na manhã desta segunda-feira, 24, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda. A pesquisa pode ser feita pelo computador ou pelo aplicativo para aparelhos celulares.
+ Leia as últimas notícias de Economia no site da Revista Oeste
De acordo com a Receita, o lote da vez vai contemplar 5.632.036 contribuintes brasileiros. Ao todo, R$ 7,5 bilhões serão depositados em contas bancárias. O pagamento da restituição vai ocorrer na próxima segunda-feira, 31.
Assim como nos dois lotes anteriores, o terceiro prioriza sete grupos específicos de contribuintes:
- idosos acima de 80 anos;
- pessoas de 60 a 79 anos;
- deficientes físicos e mentais;
- pessoas com doença grave;
- professores;
- quem usou a opção de declaração pré-preenchida; e
- contribuintes que aceitaram receber a restituição via Pix.
Além disso, o terceiro lote da restituição vai atender 1,6 milhão de contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda até 23 de março.
Leia também: “Classes A e B devem ganhar mais no governo Lula”
Os pagadores de impostos com dinheiro a receber que não forem contemplados nos três primeiros lotes serão inseridos na quarto ou quinta remessa de pagamento por parte da Receita Federal. Os valores, a saber, serão depositados em 31 de agosto e 29 de setembro, respectivamente.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda da Receita Federal
Para fazer a consulta, o contribuinte brasileiro pode acessar a página exclusiva sobre restituição no site oficial da Receita Federal — isso em computadores e notebooks. Nos celulares, para ter acesso à informação é necessário baixar o aplicativo “Meu Imposto de Renda”, que está disponível nas lojas virtuais App Store (iOS) e Google Play (Android).
- Pelo computador
Acesse restituicao.receita.fazenda.gov.br, digite o número do CPF, informe a data de nascimento, escolha 2023 na opção de “Exercício” e selecione a caixa de “Sou humano”. Na sequência, veja a informação que surgirá na tela. Vão aparecer os valores e dados bancários do pagamento do terceiro lote de restituição — ou dos anteriores — ou constará o aviso de que a declaração em questão está em etapa de processamento, “em fila de restituição”.
- Pelo celular
É preciso baixar o aplicativo “Meu Imposto de Renda” e ter cadastro ativo no sistema Gov.BR (para criar conta, clique aqui). Na sequência, informe o CPF e a senha do Gov.BR. Clique na primeira opção que vai aparecer na tela do aplicativo: “IRPF 2023”. Por fim, vai aparecer os dados de pagamento ou o aviso de que “esta declaração se encontra em fila de restituição, aguardando crédito da restituição do banco”.
Leia também: “Reforma tributária pode fazer o Brasil ter maior imposto de consumo do mundo”
Fonte: revistaoeste