Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o modesto desempenho da economia brasileira tem um culpado: o calendário. De acordo com o petista, a situação será diferente no próximo ano. Isso por causa do dia em que alguns feriados irão cair.
Nesta sexta-feira, 10, Lula disse que o Produto Interno Bruto (PIB) em 2024 vai crescer um pouco mais por causa da menor quantidade de feriados em dias úteis. Ele falou sobre o tema durante reunião ministerial no .
“Exageradamente, esse ano teve muito feriado prolongado”, disse Lula. “No ano que vem, os feriados cairão todos os sábados, significa que o PIB vai crescer um pouco mais.”
Além disso, Lula repetiu a mensagem. “No ano que vem, os feriados cairão no sábado”, disse o petista. “Isso ignifica que o PIB vai crescer um pouco mais, porque as pessoas vão ficar um pouco mais a serviço do mundo do trabalho.”
Na mesma reunião, o presidente da República anunciou uma nova reunião antes do ano acabar a fim de planejar o ano de 2024. Ele afirmou que contaria com a presença de todos. Depois, prometo dar descanso à equipe.
“Depois dessa reunião, vocês podem embarcar para uma viagem”, disse Lula. “Para umas férias de cinco dias, seis dias, e voltar a trabalhar.”
Saiba mais: “Petrobras tem queda de 42,2% no lucro do terceiro trimestre”
Depois de relacionar o calendário de feriados com a situação econômica, Lula passou a fala para o ministro-chefe da Casa Civil, , que explicou como será a próxima reunião ministerial.
De acordo com Costa, na ocasião, haverá uma apresentação aos ministros da execução orçamentária do Executivo federal.
Vocês têm que ser os melhores gastadores em obras, diz Lula
Na semana passada, em reunião com os titulares das pastas da área de infraestrutura do governo federal, o presidente pediu aos ministros que fossem “os melhores gastadores em obras” do país.
“A gente não pode deixar sobrar dinheiro que está previsto ser investido nos ministérios”, disse Lula. “A gente precisa colocar, transformar.”
“Sempre digo que, para quem está na Fazenda, dinheiro bom é dinheiro no Tesouro”, afirmou Lula. “Para quem está na Presidência, dinheiro bom é transformado em obras.”
+ Leia mais sobre Economia em Oeste
Fonte: revistaoeste