O principal índice da , o Ibovespa, caiu 1,73% nesta sexta-feira, 7, chegando à mínima de 120.767 pontos, pior resultado dos últimos seis meses, após declarações do ministro da Fazenda, .
O já vinha operando no vermelho desde a abertura, refletindo a aversão ao risco do , e aprofundou as perdas no meio da tarde, com as falas do ministro sobre a mudança da meta de inflação para o próximo ano, que aumentaram a preocupação do mercado com a questão fiscal no .
A cotação do também foi afetada e a moeda americana subiu forte, com uma alta de 1,42%, alcançando R$ 5,32.
Os também subiram, com os vencimentos de 2026 a 2029 saltaram mais de 3%.
Declarações de Haddad no final do dia pioraram o resultado
No final do pregão o mercado piorou ainda mais o resultado após declarações feitas por .
No começo do dia, Haddad tinha realizado uma reunião de portas fechadas com o diretor-presidente do banco , Mario Roberto Opice Leão, e outros convidados da instituição financeira.
Segundo fontes que participaram da reunião, teria deixado entender que mudanças no poderiam ser realizadas a depender do aval do presidente .
O mercado reagiu muito mal à essa notícia, e foi obrigado a desmentir, declarando que a informação era “falsa”.
De última hora, o convocou entrevista coletiva, declarando que deve “enviar até o final do mês decreto de regulamentação da meta de inflação”.
Segundo , a meta vai passar do modelo de ano-calendário, vigente hoje, para um modelo de meta contínua.
“Vai ser antes da decisão do “, disse , “Conforme eu já tinha dito, não tem nenhuma pretensão de eu tomar uma decisão diferente da que já foi tomada no ano passado.”
Fonte: revistaoeste