O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil, a B3, bateu nesta quinta-feira, 14. Logo depois das 10 horas, o índice bateu 131.259 pontos. Trata-se do maior valor nominal da história da bolsa. Superou, assim, o patamar de 131.190 pontos de junho de 2021.
O patamar recorde vem um dia depois de os bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos (EUA) definirem suas taxas de juros. O Banco Central (BC) do Brasil cortou a taxa em 0,5 ponto percentual, indo para 11,75% ao ano.
Já o Federal Reserve (FED), o BC dos EUA, manteve o patamar da taxa, que permaneceu no intervalo de 5,25% a 5,5% ao ano.
2024 será ano de corte dos juros americanos, diz economista
“O Jerome Powell (presidente do FED) deu a deixa para o mercado todo, para os bancos centrais”, diz o economista Jefferson Laatus, estrategista-chefe do grupo que leva o seu nome, em contato com o jornal O Estado de S. Paulo. “Ontem, deixou claro que 2024 será ano de corte dos juros americanos.”
“No fundo, o Copom não decepcionou, é que o mercado sempre quer mais”, prosseguiu Laatus. “Cortou 0,5 ponto porcentual e deixou a porta aberta para mais quedas. Isso também é positivo.”
O economista-chefe da J.F. Trust, Eduardo Velho, afirmou que os investidores elevam o otimismo do mercado internacional. De acordo com ele, as projeções são de queda da inflação e dos juros nos EUA em 2024.
em Oeste
Fonte: revistaoeste