Sophia @princesinhamt
Economia

Exportações de veículos do Brasil têm queda de 16% em 2023: saiba mais sobre o impacto na indústria automotiva

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A divulgou, nesta quarta-feira, 10, que a exportação de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) caiu 16% em 2023. O total de 403,9 mil unidades no acumulado do ano representou uma queda no comparativo com .

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Somente em dezembro do ano passado, as exportações de veículos totalizaram 25,7 mil unidades — queda de 17,7% ante o mesmo mês de 2022. Mercados de Chile, Colômbia e Argentina tiveram um recuo, respectivamente, de -57%, -53% e -16%.

O México, entretanto, contou com um maior apoio à indústria brasileira. O país teve um aumento de 51% das suas importações brasileiras em 2023 na comparação com o ano anterior.

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, disse que questões políticas na América Latina prejudicaram as exportações brasileiras. “Tenho bastante serenidade de que esse assunto será revisto durante o ano”, afirmou o executivo. “Não temos cenário que nos aponte com clareza como vai ser o comportamento de exportações em 2024.”

Leia mais:

Segundo o presidente da Anfavea, a associação espera exportar 407 mil unidades em 2024 para a região — um aumento de 0,7%.

Indústria tem diminuição de cerca de 37% de caminhões em estoque em 2023

ExportaçõesExportações
Estoques De Autoveículos Totalizaram 210,1 Mil Unidades Em Dezembro De 2023 | Foto: Agência Brasil/Antônio Cruz

A produção de veículos em 2023 teve uma queda de 1,9%, totalizando 2,325 mil unidades. O se deu ao desaquecimento do mercado de pesados do último ano, que caiu 37,5% ante o ano anterior.

O mercado de carros leves, contudo, teve um aumento de 1,3% no período.

Leia também:

Leite disse que o resultado refletiu a mudança de tecnologia no controle de emissões que a indústria adotou. Apesar de ter, sim, vendido, “o mercado consumiu praticamente os veículos de estoque”.

“O mercado, apesar de ter vendido, consumiu praticamente os veículos de estoque”, disse o executivo. “No ano passado a indústria tinha 60 mil caminhões em estoque e chegamos ao com 38 mil aproximadamente.”

Os estoques de autoveículos totalizaram 210,1 mil unidades em dezembro de 2023, número, a saber, menor ante as 251,5 mil unidades totais em novembro. Conforme Leite, os estoques não podem crescer, pois quando os estoques crescem, as fábricas param.

Leia também:

“Os estoques não podem crescer”, afirmou o presidente da Anfavea. “O [eventual] crescimento tem de ser analisado, uma vez que quando o estoque cresce tem parada de fábrica, fechamento de linha, redução de turno.”

Gabriel Dias é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Anderson Scardoelli.


Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.