Microempreendedores Individuais (MEIs) têm relatado nesta sexta-feira, 1º, dificuldade em emitir notas fiscais de serviço eletrônicas (NFS-e), por conta do sistema fora do ar. Desde hoje, passou a valer a obrigatoriedade de realizar a emissão em site do governo federal.
Ao pesquisar “MEI nota” (termos neutros, portanto) no Twitter/X, além das notícias sobre a nova regra, têm surgido queixas de sistema fora do ar ao longo do dia. Prestadores de serviço dizem inclusive estar perdendo vendas pela impossibilidade de emitir as notas.
Confira abaixo algumas dessas reclamações na rede social de Elon Musk:
mudou o portal de MEI emitir nota e ele tá fora do ar pic.twitter.com/lbfaIS97zg
— Áurea das galáxias (@AureaLuz) September 1, 2023
A partir de hoje o MEI só pode emitir nota fiscal pelo portal/app do governo. E já no primeiro dia dessa mudança definitiva o que rola? Site fora do ar, aplicativo sem funcionar. Delicinha.
— Bianca Molina (@biimolina) September 1, 2023
De quem foi a ideia genial de mudar a emissão de nota fiscal para MEI de TODO do Brasil para o mesmo site num único dia?
— Lucas (@aaaaargenta) September 1, 2023
coitado de quem é mei e precisa emitir nota hoje (eu)
— Laís Lopes (@laislopes) September 1, 2023
Segundo o governo federal, ideia era simplificar
A unificação buscaria a redução da burocracia e a padronização das informações. Antes, cada município tinha seu próprio sistema de emissão de NFS-e, o que levava à existência de múltiplas regras e legislações pelo país.
Até a conclusão desta reportagem, não se encontraram declarações oficiais dos órgãos públicos federais a respeito da queda ou instabilidade do sistema nacional de emissão de notas. Para atualizações, acompanhe a cobertura da Revista Oeste.
MEI é maioria dos CNPJs brasileiros
São 15 milhões de MEIs registrados no país. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esses empreendedores “respondem por quase 70% das empresas existentes no Brasil”.
Fonte: revistaoeste