Sophia @princesinhamt
Economia

Entidade alerta sobre possível onda de demissões em caso de fim da desoneração da folha de pagamento

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) alertou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre um possível risco de demissão em massa. Isso devido ao fim da desoneração da folha de pagamento. O petista vetou a continuação do benefício.

A desoneração permite que as empresas dos setores beneficiados paguem alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de pagarem 20% sobre a folha de salários.

A desoneração eduz a para as empresas dos 17 setores da economia que mais empregam no país.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, manifestou descontentamento com o projeto, pois representaria uma perda de arrecadação de R$ 30 bilhões por ano. Visão essa que é oposta à do presidente ABPA, Ricardo Santin.

“A política da desoneração da folha é uma política vitoriosa”, disse Santin. “Já vem de mais de 11 anos dando frutos e para o país, mas especialmente para as pessoas na geração e manutenção de emprego e renda.”

“Essa política gerou empregos e continuará a gerar”, prosseguiu o presidente da ABPA, conforme o site do Canal Rural. “Especialmente nas cidades do interior e em árias cidades.”

De acordo com Santin, os 17 setores em questão estão no dia a dia do brasileiro, gerando mais de 9 milhões de empregos. Ele ainda disse que os setores beneficiados pela desoneração não estão pedindo uma renúncia fiscal, mas apenas a prorrogação do que já existe há mais de dez anos.

O projeto de prorrogação da desoneração da folha foi aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto e pelo Senado em setembro. Na última quinta-feira, 23, Lula vetou o projeto que prorrogava a desoneração da folha de pagamento.

Incerteza sobre desoneração está provocando “clima de insegurança”, diz presidente da entidade

desoneração folha de pagamentodesoneração folha de pagamento
Recentemente, Fernando Haddad saiu em defesa do presidente
Luiz Inácio Lula da Silva em relação à desoneração na folha de pagamento | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente da ABPA afirmou que “a incerteza sobre o futuro da desoneração está provocando um clima de insegurança nas empresas”. De acordo com ele, estas empresas podem ser obrigadas a demitir trabalhadores se a medida for revogada.

+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste

: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.