“Esperamos que encaminhe logo. Até o dia 10 terá esse índice. Parece que o presidente Eduardo Botelho fará outra sessão ainda este ano, em virtude desse projeto. A sessão de hoje é para encerrar o trabalho legislativo de 2024, votar as contas do governo. Tão logo chegue a proposta da RGA, nós votaremos. Sinceramente, esperamos que chegue a tempo de incluir a composição na folha de janeiro. Se for necessária uma sessão extraordinária, todos os deputados irão participar”, afirmou Russi nesta quarta-feira (8).
O parlamentar também ressaltou que a expectativa é de que o percentual proposto seja maior do que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país. Para 2025, a estimativa de inflação teve novo aumento na última semana, passando de 4,96% para 4,99%. Em 2024, o índice aprovado no início do ano foi de 4,62%.
“Defendo que a RGA seja a maior possível aos servidores, aquilo que o governo tiver capacidade de pagar, melhor. Defendo que o mínimo seja o índice de inflação, mas se for maior, melhor”, completou Max Russi.
Ainda de acordo com o deputado, o governo estadual deve estar aguardando o índice de inflação atualizado, previsto para ser divulgado até o dia 10 de janeiro, antes de definir o percentual final da RGA. Caso o projeto não seja enviado dentro do prazo para inclusão no pagamento de janeiro, a Assembleia está preparada para realizar sessões extraordinárias a fim de garantir a votação da proposta com celeridade.
Fonte: Olhar Direto