Cientistas chineses anunciaram uma descoberta incrível: um depósito de ouro com 1.100 toneladas do metal precioso. Isso representa oito vezes o peso da Estátua da Liberdade.
O material foi localizado na província de Hunan, no campo de ouro de Wangu e tem estimativa de valer próximo a US$ 83 bilhões (aproximadamente R$ 495 bilhões). Se confirmado, o depósito pode ser o maior já identificado no planeta.
A reserva estava a uma profundidade de 3 mil metros e foi preciso uma tecnologia de modelagem 3D para estimar toda a extensão. A qualidade do material também foi destaque, com teor de até 138 gramas de ouro por tonelada de rocha, um número acima da média global.
Depósito grandioso
O novo depósito não chamou a atenção apenas por todo ouro encontrado, mas também por ser um dos mais profundos e de maior qualidade já encontrados.
Segundo Chen Rulin, especialista do Geological Bureau of Hunan Province (GBHP), “muitos núcleos de rocha perfurada já mostraram ouro visível”, disse em entrevista à mídia estatal.
Agora, em processo de confirmação, a mina pode descambar a South Deep, na África do Sul, que possui 1.025 toneladas do metal.
Leia mais notícia boa
Tecnologia 3D
Primeiro o grupo identificou 40 veios com 330 toneladas de ouro em uma profundidade de até 2 mil metros.
Mas não parou por aí. Com o auxílio de modelos e itens de leitura 3D, foi possível prever o total de 1.100 toneladas de minério, 3 mil metros abaixo do solo.
A quantidade até assusta.
Mexeu com preço
A notícia da descoberta mexeu com o mercado de ouro. O preço do material subiu a níveis próximos aos recordes históricos.
O ouro é usado em setores como tecnologia, joalheria e até mesmo reservas monetárias.
Em 2023 a China foi a maior produtora de ouro do mundo e respondeu por 10% da produção global.
Como o país usa mais do que pode produzir, fica dependente da importação do metal precioso de países como Austrália e África do Sul.
Veja as imagens divulgadas:
Fonte: sonoticiaboa