Sophia @princesinhamt
Economia

de restituição 2021

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A consulta à restituição do segundo lote do Imposto de Renda (IR) deste ano está disponível desde a manhã desta sexta-feira, 23. A Receita Federal anunciou a liberação à pesquisa por parte dos contribuintes brasileiros.

O segundo lote do IR deste ano será pago em 30 de junho. De acordo com a Receita Federal, esse bloco vai atender 5,1 milhões de pagadores de impostos do país, que receberão o crédito diretamente em suas contas bancárias (que foram informadas no momento da declaração). Nesta série, o valor da restituição será de R$ 7,5 bilhões.

Para o pagamento do segundo lote de restituição do IR, a Receita Federal informa que, assim como no primeiro, vai priorizar grupos específicos de contribuintes. Assim, os beneficiados com pagamento desta vez serão:

  • 130.088 idosos acima de 80 anos;
  • 978.397 pessoas de 60 a 79 anos;
  • 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
  • 468.889 cidadãos cuja maior de renda seja o magistério (ou seja, professores); e
  • 3.490.513 contribuintes que utilizaram o serviço de declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.

Como fazer a consulta à restituição do Imposto de Renda

Receita FederalReceita Federal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A consulta à restituição do Imposto de Renda se dá por meio do site oficial da Receita Federal. Para realizar a pesquisa, basta seguir as seguintes etapas:

  1. Acessar a página restituicao.receita.fazenda.gov.br;
  2. Informar o número do CPF do contribuinte;
  3. Citar a data de nascimento do contribuinte em questão, no formato DD/MM/AAAA (07/10/1989, por exemplo);
  4. Selecionar “2023” no campo “Exercício”;
  5. Marcar a opção “sou humano”; e
  6. Clicar em “Consultar” (que está marcado em botão azul na tela do ou do aparelho celular).

Com esses passos, haverá redirecionamento para uma outra página, na qual haverá informações sobre a restituição. Dessa forma, o pagador de impostos saberá se vai ou não estar neste segundo lote.

Em caso positivo, a Receita vai informar o valor e qual conta bancária vai receber o dinheiro. Em caso negativo, o contribuinte vai visualizar a seguinte mensagem: “Sua declaração está na base de dados da Receita Federal com a seguinte situação…”.

No caso na consulta feita pela reportagem de Oeste, a informação foi de que a declaração está “processada — em fila de restituição”.

Leia também: “Mais impostos à vista”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 170 da Revista Oeste

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.