Sophia @princesinhamt
Economia

Como declarar Imposto de Renda em 2024: dicas essenciais para facilitar sua declaração

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Começa na sexta-feira 15 o período de declaração do Imposto de Renda (IR) 2024. No ano passado, mais de 500 mil contribuintes não enviaram a documentação no prazo correto e tiveram que pagar multas, conforme conta o R7.

O portal reuniu algumas orientações, dadas pela Paula Sauer. Ela explicou que o primeiro passo é se atentar ao calendário do ano. Em 2024, o prazo termina em 31 de maio. O contribuinte vai ter, portanto, 78 dias para entregar a documentação.

A economista afirmou que é importante separar uma ampla gama de documentos, como por exemplo:

Informes de rendimentos de bancos, de empresas, de bolsa de valores, de planos de saúde, mensalidade , recibos de consultas médicas, recibos de pagamento de previdência privada, de dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos, recibo de pagamento de aluguel, de compra de e consulta com psicólogo.

ela, o ideal é salvar tudo em uma pasta, física ou no computador, para ter os dados mais acessíveis no momento de preencher a declaração.

Se o contribuinte tem filhos ou algum dependente previsto em lei, prossegue o R7, é bom separar também a documentação do CPF. Este documento fará o citado ser incluído como dependente financeiro, o que possibilita um desconto na declaração completa.

A economista afirma ao portal que os motivos para as pessoas terem dificuldade em fazer a declaração são variados. O principal é o fato de a declaração ser para autoridades fiscais, o que dá margem à insegurança.

“Um errinho besta pode nos levar a cair na temida malha fina, pode ser uma bobeira que vira uma dor de cabeça.”

Ano traduzido em números

Imposto de RendaImposto de Renda
Imposto de Renda provoca aversão à | Foto: Reprodução/Pixabay

Outro aspecto importante, diz a economista, é o que está associado à aversão à perda.

“Pagar IR dói, principalmente porque o retorno do que se pagou não é algo facilmente observado.”

Um terceiro motivo é bastante comum e menos visível: ao efetuar a , a história do último ano do contribuinte é traduzida em números.

“Ali, pode aparecer uma demissão, um divórcio, uma herança recebida pelo falecimento de um ente muito querido.”

Paula explica que a declaração completa gera mais benefícios para muitas pessoas, mas tende a dar mais trabalho.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.