Uma falha no sistema da , na manhã da segunda-feira 6, resultou em depósitos indevidos nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de cerca de 2,5 mil trabalhadores.
O problema ocorreu por causa de um erro no Sistema de Arrecadação de Guias (Sisag), responsável pelos pagamentos do fundo. Isso levou a depósitos superiores ao valor correto.
Trabalhadores sacam valores da Caixa antes de notificação
Alguns trabalhadores que receberam os valores indevidos conseguiram realizar saques antes de ser notificados sobre o erro. Contudo, a Caixa afirmou que nenhum trabalhador teve prejuízo financeiro decorrente do engano. O banco bloqueou temporariamente os valores dessas contas, até que se regularize a situação.
Trabalhadores que receberam os depósitos em outros bancos também tiveram orientação das suas respectivas instituições financeiras sobre o procedimento para devolução dos valores.
A Caixa declarou em comunicado que “houve inconsistência momentânea na disponibilização dos saques de FGTS” e que corrigiu o erro na manhã do mesmo dia.
Veja a nota da instituição:
A Caixa ainda não contabilizou o montante total depositado de forma equivocada. Em resposta ao incidente, a instituição informou que está tomando medidas para identificar os casos afetados e recuperar os valores pagos por engano.
Gerentes de todas as agências da CEF do país receberam alertas sobre o problema e ressaltaram a necessidade de ações para a recuperação dos valores.
Fonte: revistaoeste