A Bolsa de Valores do Brasil, a B3, anunciou que as ações da Braskem não serão mais parte da carteira do . A medida contra a petroquímica terá início a partir de sexta-feira 8.
+ Leia mais de Economia em Oeste
O agravamento da crise da mina de extração de sal-gema em Maceió é o que motivou a decisão da B3. O local, sob controle da Braskem, corre risco de colapsar. Com afundamento do solo, bairros inteiros da capital de Alagoas foram evacuados nos últimos dias.
O ISE funciona como uma ferramenta de análise de sustentabilidade das empresas listadas na B3. O índice visa a avaliar as companhias com base em ações de ESG, sigla em inglês referente a práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.
“Em função da situação de emergência decretada pela Prefeitura de Maceió, envolvendo uma mina da Braskem, a B3 iniciou em 1º de dezembro o plano de resposta a eventos ESG relacionados ao ISE B3”, afirma, em comunicado, a direção da Bolsa de Valores do Brasil.
Ao mercado financeiro, a B3 afirma que decisão não deve ser tomada como prejulgamento das responsabilidades da companhia, mas ocorre, sim, da aplicação do que é previsto na metodologia do ISE.
De acordo com a B3, a decisão de excluir a Braskem do ISE considerou os quatro pilares do indicador:
- impacto ESG da crise;
- gestão da crise pela companhia;
- impacto de imagem da crise na empresa; e
- resposta da companhia à crise
Decisão da B3 contra a Braskem se dá no contexto do agravamento da crise em Maceió
Em 2018, tremores de terra nos bairros Bebedouro, Mutange, Bom Parto, Farol e Pinheiro, em Maceió, provocaram rachaduras em moradias e estabelecimentos comerciais da capital alagoana. O caso foi uma consequência as atividades de mineração da Braskem na região para a extração do sal-gema, sal retirado por perfuração subterrânea.
Leia também:
Mais de 14 mil imóveis foram afetados com os tremores e mais de 55 mil pessoas sofreram com remoções emergenciais. As ações da companhia na bolsa de valores registraram uma queda de 23,21% do seu valor de mercado desde janeiro de 2023.
Fonte: revistaoeste