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Economia

Bancos vão mudar extratos a partir de 8 de julho: saiba o que vai acontecer!

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Os bancos associados à Federação de Bancos () vão alterar os extratos bancários a partir de 8 de julho de 2024. A principal mudança será a padronização das nomenclaturas usadas.

Inicialmente, a modificação incluirá depósitos e saques. Em etapas posteriores, outras operações financeiras também serão ajustadas para seguir a nova padronização.

O objetivo da mudança no extrato bancário

De acordo com a Febraban, o objetivo da medida é simplificar o dia a dia dos clientes, ao tornar as informações mais acessíveis. A alteração também pretende auxiliar aqueles que possuem contas em mais de uma instituição.

O extrato bancário é um documento que resume as transações realizadas em uma conta bancária durante determinado período. Ele contém informações sobre depósitos, saques, transferências, pagamentos e outras movimentações financeiras.

Os detalhes das mudanças nos extratos

Com a nova nomenclatura, os depósitos de cheques realizados no caixa eletrônico, também conhecido como Automated Teller Machine (ATM), serão descritos como “DEP CHEQUE ATM” nos extratos bancários.

Já a nomenclatura dos saques de dinheiro em espécie feitos nas agências com o cartão da conta será “SAQUE DIN CARTAO AG” nos extratos. Atualmente, essas descrições variam de banco para banco.

A padronização e seus benefícios

Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, afirma que a iniciativa pretende “universalizar” as informações e trazer mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou. Além disso, explica que a ideia é ampliar o acesso da população aos serviços bancários.

“Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações”, diz Faria. “Isso gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira.”

dos consumidores

Os consumidores têm direito a até dois extratos gratuitos com a movimentação dos últimos 30 dias para contas-correntes. Os bancos ressaltam a importância de os clientes verificarem as possíveis tarifas de emissão de extratos adicionais.

É possível acessar os extratos bancários de várias formas: pelo internet banking, aplicativos de banco, caixas eletrônicos, agências bancárias ou pela central de atendimento telefônico.

Em caso de dúvidas…

É recomendável entrar em contato diretamente com a instituição financeira para obter esclarecimentos.

Clientes com conta-corrente têm direito a até dez serviços gratuitos por mê, conforme o limite estabelecido pelo Banco Central. Já os clientes de caderneta de poupança também têm acesso a serviços gratuitos. Contudo, o pacote tem limites, em comparação às contas-correntes.

Fonte: revistaoeste

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