Há dois anos, em 31 de outubro de 2022, um dia depois da vitória de no segundo turno das eleições presidenciais, um grupo de jornalistas decidiu provar empiricamente como o mercado estava satisfeito com o resultado das urnas.
Foi assim que surgiu o chamado “kit Lula”, três empresas listadas na , de varejo e de viagens, que viram suas ações subirem no pregão no dia seguinte à eleição.
O “kit Lula” incluía ações da rede de supermercados (), que tiveram alta de 4,94% na época, das (, aumento de 6,41%, e da (), crescimento de 7,80% em 2022.
Segundo uma jornalista da CNN Brasil, as altas seriam o melhor sinal de que as promessas eleitorais de Lula estariam “se materializando em dinheiro”. Ela chegou a comemorar ao vivo o fato de que “o pobre vai voltar a comer ”, “se vestir bem” e viajar.
Dois anos depois, contudo, as ações do “ ” amargaram uma perda de até 62% do seu valor, em comparação com outubro de 2022.
No acumulado dos últimos 24 meses, as ações do despencaram mais de 62%, os papéis da perderam cerca de 37% do valor e os títulos da derreteram mais de 68%.
Mesmo que o Ibovespa tenha se valorizado cerca de 10% nos últimos dois anos, as ações do “” estão entre as que mais caíram desde a eleição de 2022.
A coluna analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do mercado e que podem influenciar nos rumos da política e da economia do Brasil.
Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail