Sophia @princesinhamt
Food

Vitamina de banana cura ressaca? Veja o que funciona e o que é mito

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Confraternizações, festas, férias. Nesta época do ano, é comum ingerir mais bebidas alcoólicas que o normal, embora o hábito não seja nada saudável.

Se você tem o costume de exagerar na bebedeira e ficar de ressaca, existem algumas formas de amenizar os impactos do álcool no corpo. Abaixo, veja o que funciona e o que não passa de mito para curar a ressaca.

1. Verdade: Vitamina de banana

A bebida pode ser uma excelente aliada para um dia de ressaca. Entre os benefícios, os especialistas consultados por VivaBem destacam os seguintes pontos:

Banana é rica em potássio. Isso é importante caso a pessoa esteja vomitando no dia seguinte. Com a banana, é possível repor o potássio que é perdido durante o ato.

Em nosso sangue existe a concentração de eletrólitos, como o cloro, sódio e potássio. Quando vomitamos, perdemos muito potássio. Sem ele, a pessoa pode sentir muita fraqueza corporal e cansaço. Flavia Auler, nutricionista, professora e coordenadora do curso de nutrição PUC-PR

Bebida é fonte de energia. Além da banana, o leite e o açúcar, ingredientes que podem constar na vitamina, são importantes para o “despertar” do corpo durante a ressaca. Como fonte de energia, ajuda na função cerebral e na recuperação dos músculos.

Leite tem proteína que protege estômago. Segundo Flavia Auler, nutricionista, professora e coordenadora do curso de nutrição da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), o leite tem uma proteína (caseína) capaz de proteger a parede do estômago —que é afetada com o consumo do álcool.

Auxilia na hipoglicemia. Na ressaca, as pessoas podem ter hipoglicemia, caracterizada por níveis baixos de glicose (açúcar) no sangue. Se a bebida possui açúcar ou mel, por exemplo, é possível normalizar a glicemia e evitar os efeitos desagradáveis do problema, como sensação de desmaio, fraqueza etc.

2. Mito: Mergulhar a cabeça num balde de água

Trend no TikTok, mergulhar a cabeça em um balde com água fria e pedras de gelo não melhora os sintomas da ressaca. De acordo com especialistas consultados por VivaBem, não há comprovação científica de que a “técnica” funcione para curar a ressaca.

Colocar a cabeça em água gelada mais provavelmente dá dor de cabeça que o contrário. E elas só colocam o rosto, o que me faz pensar que realmente é improvável que funcione. Leonel Takada, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo e membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia)

beber água, hidratação, hábitos saudáveis, mulher bebendo água - iStock - iStock
Imagem: iStock

3. Verdade: Beber muita água

A ingestão de água, mesmo que no dia seguinte, é fundamental para a recuperação da ressaca, mantendo o corpo todo hidratado. Quanto mais xixi, mais o álcool vai saindo do organismo. Sucos e isotônicos também entram na lista de benefícios.

4. Mito: Remédio para o fígado

Tomar remédio para o fígado antes ou depois de beber é inútil, segundo os especialistas.

“Não existe nada provado em estudos científicos que valha a pena fazer isso. O ideal é se ater à quantidade de álcool de acordo com a bebida que está ingerindo”, explica Mônica Valverde Viana, diretora da SBH (Sociedade Brasileira de Hepatologia).

5. Verdade: Comer ovo

Além de proteínas, carboidratos e vitaminas do complexo B em sua composição, possui acetilcisteína, um antioxidante que evita a lesão celular, auxiliando na recuperação do organismo, pois fornece a energia necessária para ele se defender de tantas toxinas. Vale investir na versão mexida pela manhã ou até cozida como parte de um jantar mais leve.

Importante falar em moderação. É melhor moderar e não correr o risco de exagerar, porque não é só a ressaca do dia seguinte que ocorre. O álcool afeta diversos órgãos vitais, como fígado e pâncreas. Edmo Atique Gabriel, cardiologista, nutrólogo e colunista de VivaBem

Abacate com mel - iStock - iStock
Imagem: iStock

6. Verdade: Comer abacate

O abacate, assim como outros alimentos ricos em gorduras saudáveis, reduz a absorção do álcool. A fruta é muito bem-vinda pelo organismo por conter ácidos graxos monoinsaturados, cujo principal papel é proteger a parede das artérias que, no caso da ressaca, sofrem com o aumento de toxinas no sangue.

7. Mito: Pílulas antiressaca

A pílula que promete curar a ressaca do dia seguinte não é lá grande novidade. Em 2018, uma delas foi lançada com esse intuito. É um produto rico em vitaminas, minerais e aminoácidos. Mas os especialistas, na época, disseram não haver estudos científicos que comprovem a eficácia dessas substâncias para combater os efeitos do álcool.

O mesmo ocorreu com outra pílula lançada neste ano, no Reino Unido. Composta por bactérias do tipo Bacullis, aminoácidos do tipo l-cisteína e vitamina B12, o estudo realizado pela empresa possui alguns problemas, como amostra pequena de participantes, além do baixo consumo de álcool pelos participantes.

Sopa na caneca - iStock - iStock
Imagem: iStock

8. Verdade: Ingestão de sopas

Canja de galinha, sopa de mandioquinha ou de inhame, por exemplo, além de comfort foods poderosas, oferecem bons nutrientes e favorecem a recuperação do estômago e do intestino após os excessos.

* Com informações de reportagens em 01/01/2020 e 26/12/2021.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.