E, no mês das férias, atividades turísticas ao ar livre (cachoeiras, campings, trilhas ecológicas, praias e destinos com belezas naturais exuberantes) são as programações. Tudo isso pede cuidados redobrados com a hidratação, alimentação adequada e proteção para exposição ao sol prolongada.
“Ingestão regular de água, sucos naturais com as frutas da estação e saladas variadas com o incremento de sementes, oleaginosas e proteínas magras auxiliam na reposição dos sais minerais perdidos pelo organismo devido às altas temperaturas”, orienta a nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani.
O calor, segundo a profissional, inibe o apetite e, consequentemente, faz com que as pessoas diminuam o consumo de alimentos que possuem nutrientes indispensáveis para uma vida saudável. Por isso a recomendação é optar por comidas leves, de fácil digestão e ricas em água, evitando, portanto, frituras, excesso de carboidratos e de sódio.
Beba água
A ingestão diária de água recomendada, conforme o recente estudo da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, depende da idade, do clima – de onde a pessoa vive, do estilo de vida (considerando o gasto de energia) e do percentual de gordura corporal.
“A indicação de consumo diário de dois litros de água é antiga, porque pressupõe que todas as pessoas são iguais, por isso, caso você queira seguir uma orientação, utilize o cálculo de 35 ml por quilo do seu peso”, explica a nutricionista. Também é importante estar atento à coloração da urina e aos sinais de boca seca frequentemente, que indicam desidratação.
Para quem não gosta de beber água, existem algumas maneiras práticas para deixar essa necessidade mais atrativa e saborosa. Letícia destaca o preparo de águas saborizadas com morango com manjericão e limão siciliano, melancia com manjericão, limão com pepino e hortelã, laranja com menta ou ainda maçã, cravo e canela.
Vegetais
Outra opção é apostar em sucos naturais e refrescantes, como de abacaxi com hortelã e gengibre, maracujá com kiwi (que concentra vitaminas e antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce), goiaba com maçã e gengibre, cenoura com laranja, limonada siciliana, melancia com hortelã, mamão com laranja, manga com banana e morango com água de coco.
A nutricionista
do Fort Atacadista reforça que as frutas, as verduras e os legumes ajudam a controlar a temperatura no organismo e são fontes de vitaminas, minerais e fibras.“Priorize o consumo das frutas da estação como abacaxi, ameixa, carambola, coco verde, figo, framboesa, fruta do conde, laranja-pera, manga, mamão, maracujá, melancia, melão, nectarina, uva, pêra, pêssego, romã e tomate. Também são alimentos sazonais abóbora, abobrinha, acelga, alface, alho-poró, berinjela, beterraba, cebolinha, chuchu, coentro, couve, escarola, gengibre, milho verde, pepino, pimentão, repolho, rúcula e salsa”, explica.
As folhas verdes podem ser consumidas à vontade, porque possuem poucas calorias e auxiliam no funcionamento do aparelho digestivo. “No verão, é indispensável o consumo da couve que fortalece os ossos, contribui para o crescimento do cabelo e na perda de peso e do espinafre que previne doenças cardiovasculares, mantém a pele saudável e fortalece os músculos”, comenta Letícia.
Para quem deseja incrementar a salada, agregue no sabor ao inserir oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, girassol, chia e linhaça), que oferecem proteínas e gorduras; leguminosas (feijões, grão-de-bico e ervilha), que possuem proteína e carboidratos; além de proteínas como frango ou peixe grelhado.
Fonte: leiagora