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“Teste revela: poucos leem antes de assinar online, com garrafa de vinho como prova”

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Uma oferta de garrafa de vinho grĂĄtis foi finalmente reivindicada depois de ficar “escondida” por trĂȘs meses na polĂ­tica de privacidade do site de um think tank (centro de pesquisa e debates) britĂąnico dedicado a questĂ”es tributĂĄrias.

A Tax Policy Associates adicionou uma clĂĄusula com a oferta em fevereiro, como um “experimento” para ver se alguĂ©m realmente leria todos os termos.

O chefe da organização sem fins , Dan Neidle, compartilhou a história em uma postagem no X (antigo ), explicando que a pessoa a detectar a cláusula receberia uma “garrafa de vinho bom”.

Neidle — advogado tributário que já atuou em casos fiscais de grande repercussão, incluindo o do ex-chanceler Nadhim Zahawi — contou à BBC que foi ideia dele adicionar a oferta do vinho.

O think tank alterou recentemente as letras pequenas da polĂ­tica de privacidade em seu site, apĂłs a descoberta da clĂĄusula.”Sabemos que ninguĂ©m lĂȘ isso, porque acrescentamos em fevereiro que enviarĂ­amos uma garrafa de um bom vinho Ă  primeira pessoa que entrasse em contato com a gente, e sĂł em maio que obtivemos uma resposta”, diz agora uma frase em sua polĂ­tica de privacidade.

Neidle afirma que foi seu “protesto infantil”.

“Todas as empresas precisam ter uma polĂ­tica de privacidade, e ninguĂ©m lĂȘ.”

“Cada cafeteria minĂșscula precisa ter uma polĂ­tica de privacidade em seu site, Ă© uma loucura. É dinheiro que estĂĄ sendo desperdiçado.”Qualquer empresa que armazene dados pessoais, incluindo pequenas empresas e instituiçÔes de caridade, deve ter uma polĂ­tica de privacidade, de acordo com o EscritĂłrio do ComissĂĄrio de InformaçÔes (ICO, na sigla em inglĂȘs), ĂłrgĂŁo responsĂĄvel por garantir a privacidade das informaçÔes sobre os cidadĂŁos do Reino Unido.

É um requisito fundamental do Regulamento Geral de Proteção de Dados de 2018 (GDPR, na sigla em inglĂȘs) do paĂ­s.

Neidle disse que a pessoa que encontrou o texto no site “meio que trapaceou”, porque estava tentando escrever sua própria política e, por isso, estava à procura de exemplos. Em seguida, a pessoa enviou um e-mail à organização dizendo que achava que havia perdido a garrafa de vinho, mas era seu dia de sorte.

O advogado contou que jå havia feito algo semelhante quando sua organização foi lançada, hå mais de dois anos. Naquela época, demorou quatro meses até que alguém descobrisse.

“Fizemos isso de novo para ver se as pessoas estavam prestando mais atenção, e não estão”, acrescentou.

Mas, afinal, qual era o “vinho bom” a que o site se referia? A pessoa que encontrou a cláusula recebeu uma garrafa de Chñteau de Sales 2013/14, de Pomerol, como recompensa.

De acordo com Neidle, sua abordagem foi inspirada na usada pela banda Van Halen, que pedia um pote de M&Ms sem confeitos da cor marrom, como parte das exigĂȘncias da sua turnĂȘ.

Mas nĂŁo era por por frescura ou extravagĂąncia — os mĂșsicos incluĂ­am isso no contrato como um teste para garantir que os produtores estavam prestando atenção Ă s suas solicitaçÔes, que muitas vezes incluĂ­am instruçÔes tĂ©cnicas complicadas.

“Foi uma estratĂ©gia brilhante para ver se as pessoas estavam prestando atenção”, avalia Neidle.

BBC News

: leiagora

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