Álcool prejudica a perda de peso? precisa fazer muita atividade física para emagrecer? No episódio de estreia da sexta temporada do , o médico endocrinologista Matheus Sanrromão esclarece mitos e verdades sobre o assunto.
Álcool atrapalha na perda de peso?
A bebida fermentada, como é o caso da cerveja, que possui cevada, levedura, é muito calórica. “Se você der cerveja para uma pessoa com que usa insulina e 20 minutos depois fizer a medição da vai ver como o açúcar subiu”, exemplifica o médico.
Por ter um teor mais baixo de álcool, as pessoas acabam consumindo mais este tipo de bebida e, consequentemente, ingerindo mais carboidrato e açúcar, o que contribui para o ganho de peso, além da .
Por outro lado, há a bebida destilada que tem um pouco mais de álcool concentrado. “Geralmente as pessoas têm ressaca quando bebem pinga, cachaça. A ressaca nada mais é do que uma desidratação”.
não emagrece e é perigoso?
Mito. Segundo o endocrinologista existem trabalhos científicos publicados falando dos benefícios do jejum intermitente relacionados ao sistema imunológico, por exemplo, mas ele afirma que o efeito vai depender de pessoa para pessoa.
No caso de indivíduos que seguem este tipo de protocolo, é necessário compensar o déficit nutricional dentro do período que a pessoa tem para se alimentar para não ter nenhum problema de desnutrição ou perda de vitaminas ou minerais.
Alterações hormonais têm relação direta com ganho de peso?
Verdade, principalmente a parte psicológica, que faz com que a gente libere um hormônio chamado cortisol, conhecido como o hormônio do . O cortisol elevado dificulta a perda de peso, o ganho de massa muscular. Além disso, a pessoa tende a ficar mais ansiosa e pode acabar descontando na comida.
Não se deve comer carboidrato depois das 18h?
Mito. Existem algumas metodologias que retiram o carboidrato à noite dependendo do caso, mas não é indicado fazer isso visando a perda de peso.
Precisa fazer muito exercício físico para emagrecer?
“Muito não, mas o fato de movimentar o corpo faz com que a máquina funcione, facilita a perda de peso e a qualidade”, diz Matheus, que considera qualquer exercício físico bem-vindo. Ao usar o exemplo de uma pirâmide, ele afirma que a dieta é a base e atividade física fica no segundo degrau.