Entre os segredos para manter o corpo definido, Gracyanne Barbosa, 41, revelou ao Extra, em 2019, que consome sete litros de água por dia. No entanto, para quem não pratica atividades físicas intensas, o excesso de hidratação pode ser perigoso.
Gracyanne, com mais de 80 kg e muita massa muscular, tem uma demanda maior por hidratação devido à sua rotina intensa de exercícios, que inclui musculação e dança. Esse esforço elevado aumenta sua taxa metabólica e provoca grande perda de líquidos por meio da transpiração.
Além disso, consumir muita proteína aumenta a produção de ureia, que precisa ser eliminada pela urina. Esse processo exige mais água, resultando em maior perda de líquidos e, portanto, mais sede. O sangue também pode ficar mais concentrado, intensificando a necessidade de hidratação.
Não vale para todo mundo
Beber sete litros de água por dia não é indicado para a maioria das pessoas. Quando alguém ingere muita água sem precisar, pode sobrecarregar os rins, dificultando seu trabalho. Além disso, o hábito dilui minerais importantes no sangue, como o sódio.
Em casos graves, esse excesso de ingestão hídrica pode levar a uma condição chamada hiponatremia, uma forma de intoxicação que acontece quando o nível de sódio no sangue fica muito baixo. Esse quadro pode levar ao surgimento de um edema (inchaço) no cérebro, o que causa principalmente confusão mental, mas também sonolência e, em casos raros, pode levar ao coma.
Quanto de água é indicado ao dia?
A quantidade de água que a gente deve beber por dia é individual, mas há uma conta para saber de quanto seu corpo precisa. A matemática é simples: 35 ml por quilo de peso. Então, para uma pessoa de 70 kg, por exemplo, o ideal é ingerir cerca de 2,5 litros de água por dia.
A maioria das pessoas necessita em torno de 2,5 a 3 litros de água por dia, mas o organismo pode tolerar bem o consumo de quantidades maiores. Além disso, esses valores ideais podem sofrer alterações de acordo com a rotina de cada um.
Para evitar o consumo exagerado, o primeiro passo é ouvir o seu corpo. Se você sempre bebe água sem sede, pode ser um sinal de excesso.
Outra dica fácil é analisar a cor da urina. O melhor é que ela tenha uma cor amarela clara. Urinas muito diluídas, quase transparentes, podem indicar um volume maior de líquido do que o necessário.
*Com informações de reportagem publicada em 16/02/2024
Fonte: uol