Sophia @princesinhamt
Food

O Circuito Gastronômico do Pantanal em Santo Antônio de Leverger: sabores e tradições da região.

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Com cardápios exclusivos, o Circuito Gastronômico do Pantanal 2023 chega ao município de Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá, na próxima sexta-feira e sábado (21 e 22). A feira será realizada na Praça de Eventos da cidade e contará com a participação de 19 estabelecimentos. Um dos objetivos da ação é estimular o turismo local, por meio da gastronomia.

Design sem nome 11 6
O Circuito de 2023 em Santo Antônio do Leverger será na próxima sexta-feira e sábado (21 e 22).
(Foto: Luiz Antônio Pereira)

Este ano o circuito percorre cinco cidades pantaneiras mato-grossenses, sendo cada local representado por um ingrediente base, entre eles, a castanha Baru, a abóbora, o pequi e outros produtos regionais.

Na edição de Santo Antônio, a abobrinha estará presente em todos os preparos do menu e, os visitantes vão poder prestigiar a culinária local entre às 18h e 23h.

Para criarem cardápios exclusivos para o evento, os expositores tiveram a consultoria do chef de cozinha, Marcelo Cotrim. Além dos dois dias de feira, os pratos criados para o Circuito estarão à disposição do público até o dia 5 de agosto, somente nos estabelecimentos parceiros. (Confira lista completa ao final da reportagem)

Design sem nome 10 5
O Circuito de 2023 percorre as cidades de Poconé, Santo Antônio do Leverger, Cáceres, Nossa Sra. do Livramento e Barão de Melgaço. (Foto: Luiz Antônio Pereira)

A criação de um roteiro gastronômico pantaneiro, além de movimentar a economia da região e apoiar o pequeno negócio, também destaca outros potenciais turísticos da cidade.

Fabíola Lima, analista de Turismo do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) – realizador da iniciativa – ressalta que a gastronomia é um importante elo que desperta no turista o vínculo entre sabores e lugares.

Para os microempreendedores do município, ações como estas trazem resultados a curto e médio prazo. Esse efeito é observado em estabelecimentos como o da microempresária Eliane de Magalhães Gonçalves, dona de uma marmitaria, que participa pela segunda vez do Circuito.

Por que a abobrinha?

A cada edição do Circuito Gastronômico do Pantanal um produto é escolhido como base nos preparos das receitas e no caso de Santo Antônio do Leverger foi a abobrinha, por ser um legume rico em nutrientes e facilmente encontrado na região. (Confira cardápio completo ao final da reportagem)

Após pesquisas realizadas pelo chef, Marcelo Cotrim, e imersão na história do município, ele concluiu que deveria evidenciar o costume local. No passado, os santo-antonienses também eram famosos por serem grandes consumidores de abóbora, ou “papa abóbora”.

De acordo com Marcelo, durante a visita eles observaram que a maioria das casas tinham abóbora – seja trazidas de sítios próximos, ganhas ou compradas. Inclusive, as pesquisas evidenciaram ainda que há muitos anos, Santo Antônio já teve um festival da abóbora.

Circuito Gastronômico do Pantanal

Além de Santo Antônio de Leverger, o Circuito Gastronômico do Pantanal 2023 também estará nas cidades de Cáceres, Nossa Senhora do Livramento e Barão de Melgaço.

O município de Poconé inaugurou o Circuito Gastronômico, entre os dias 23 e 25 de junho, e segundo o Sebrae/MT contou com mais de 2,8 mil pessoas,

O evento é uma iniciativa realizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) em parceria com as prefeituras municipais.

O festival é uma das ações realizadas pelo Programa Pró Pantanal, criado em 2020 pelo Sebrae/MT e Sebrae/MS, que também conta com o apoio de entes do setor público.

Confira o cardápio do Circuito

1. Espeto e Restaurante:
– Espeto com purê de abóbora
– Yakisoba com abóbora

2. Marmitaria da Eliane
– Bolinho de abóbora com linguiça e queijo

3. Kelly Recanto dos Peixes
– Peixe grelhado com mousseline de abóbora

4. Recanto do Jaó
– Arroz de banana e abóbora caramelizada
– Mandioca com creme de abóbora
– Quibebe de abóbora com ovo caipira

5. Doce Terapia
– Bolo de pote com creme de ninho e abóbora com doce de abóbora com coco

6. Cidinha Pastel
– Pastel de carne com abóbora cremosa

7.Pousada Recanto das Aranquas
– Croquete de abóbora com carne seca

8. Rancho Epona
– Bolo de abóbora com cobertura de abóbora caramelizada

9. Erenil Doces
– BOI-PÁ (doce de abóbora)

10. Burgrelhas
– Hambúrguer com cheddar de abóbora e abóbora caramelizada

11. Sabores Rio Abaixo
– Coxinha com Massa de abóbora e recheio de carne seca

12. Pousada Barra Aricá
– Farofa de abóbora

13. Rest. e Marmitaria cheiro verde
– Empada de carne seca com abóbora cremosa e abóbora caramelizada

14. Espeto Lima
– Cabotiã recheada com creme de camarão
– Carne seca com creme de abóbora

15. Duda Restaurante
– Frango com creme de abóbora

16. Delícias da Tia Lu
– Francisquito de abóbora
– Bolo de arroz com abóbora
– Beliscão com gota de doce de abóbora c/ coco

17.Kinha Confeitaria
– Bolo de pote: abóbora com coco
– Bolo com creme 4 leites de abóbora e caramelo de abóbora com flocos de coco

18. Chalé Restaurante
– Croquete de mandioca e abóbora com pintado

19. Rapadura do Barranco Alto

– Rapaduras e derivados

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.