O chester já está no jeito para a ceia de Natal? Se você ainda vai preparar o “frangão” para servir à noite, é bom ficar atento às orientações de quem entende do assunto. Para começar: é permitido lavar o frango?
A chef de cozinha Bruna Lopes é clara: “não lave! Não pode lavar carne crua, muito menos frango e afins”.
E por qual motivo?
Bruna explica que não se deve lavar frango cru, porque a água pode espalhar bactérias como a Salmonella por superfícies e utensílios, aumentando o risco de contaminação cruzada.
“Fora que de qualquer forma, lavar não elimina essas bactérias, a única forma de eliminar é cozinhar em alta temperatura, no próprio preparo”.
Então, o que fazer? A chef orienta: “apenas retire o frango da embalagem e, caso tenha algum líquido ou gosma, só secar com papel toalha (descartando-o) e higienize bem as mãos e utensílios após o manuseio”.
Se após o processo você ainda sentir um cheiro muito forte, é bom ficar atento e não arriscar o consumo, já que, provavelmente, a ave poderá estar estragada.
E aí vai outra dica: “importante também é descongelar dentro da geladeira, pelo menos de um dia pro outro. E também é legal tirar ela da geladeira pelo menos uma hora antes de ir pro forno! Facilita todos os processos”.
Como preparar o frango, chester, peru para dar outros sabores?
A chef Bruna Lopes indica fazer uma marinada. Como?
Você vai usar:
- 100ml de água
- 6 dentes de alho amassados
- 30ml de azeite
- 200ml de suco de laranja
- 5g de Lemon pepper
- 10g de sal (opcional)
- Folhas de manjericão – coloque elas sem bater – pode usar outras ervas que você preferir tbm, como tomilho, alecrim, sálvia e orégano fresco.
Bata tudo no liquidificador e deixe por pelo menos 4 horas dentro da geladeira.
Para assar, faça uma manteiga temperada, separe a pele do peito sem rasgar e coloque também entre eles, além de pincelar por cima do frango todo.
- Manteiga temperada: (deixe pelo menos 30 minutos fora da geladeira pra ficar em ponto de pomada)
- 150g de manteiga
- 5g de páprica (uso a defumada)
- Salsinha fresca picada à gosto
Para assar, coloque cebolas cortadas ao meio dentro dela, assim ela tem mais umidade.
Cada kg de ave vai precisar de pelo menos 30 minutos de forno em média a 180°. Pode ser no papel alumínio, lembrando que depois de cozida (parte interna a 72° – a maioria já vem com o termômetro) você deve deixar dourar bem a pele, pra ele ficar bem lindo! E pode por o líquido da marinada na assadeira tbm, depois você coa e vira um molho lindo pra servir.
Fonte: primeirapagina