O tradicional cafezinho é indispensável durante as manhãs e até o fim do dia para muitas pessoas. Mas tomar o melhor café ainda é para poucos. O Primeira Página foi até a uma cafeteria conceituada de Mato Grosso e te mostra como fazer o café perfeito.

Rubens Vuolo ensina, ao Primeira Página, como fazer o café perfeito.

Quem ensina a fazer a receita é o barista Rubens Vuolo, do Amado Grão, que está no mercado desde 2018. O empreendimento tem três pilares e funciona como cafeteria, torrefação, que fornece o produto para outros locais, que a própria marca, e a escola que oferece cursos de especialidade de café.

O Amado Grão é membro do BSCA (Brazil Specialty Coffee Association) e da SCA (Specialty Coffee Association), únicos de Mato Grosso integrante dessas associações.

O café preparado pelo barista é considerado a melhor categoria do mercado.

Receita

Ingredientes e utensílios: Coador V60, filtro de papel, jarra de vidro, café especial Grão Amado Sobremesa do Mário, água, chaleira bico de ganso, medidor e balança.

Como fazer: O primeiro passo é dobrar o filtro, colocar na V60 e jogar água para que o gosto da celulose seja eliminado. Em seguida, é necessário que passe um pouco de água quente na jarra onde será posto o café após ser filtrado, para que o calor permaneça. A proporção é de 20g para 300mL de água.

Após isso, coloque o café no filtro. Depois, já com a água a 95ºC, será a vez de despeja-la em três “ataques” – o primeiro, que é muito importante porque o café dilatará e liberará CO2; o segundo vai ser com muita movimentação; e o terceiro, com menor. Com isso, é só colocar no recipiente para servir. Tudo pronto, agora, é só saborear o café perfeito.

Café especial

A classificação de café dentro do mercado é dividido entre as linhas: tradicional, superior, gourmet e especial. Este último, que é mais raro no mercado, é uma linha considerada o café mais selecionada.

“A linha geralmente passa por um trabalho mais artesanal e muitos dos produtores são da agricultura familiar. Então, é tudo muito manual. Eles fazem uma seleção direta do pé e trabalham lote por lote com todo cuidado possível”, explica.

WhatsApp Image 2023 02 17 at 14.20.16 1
Rubens Vuolo é barista e sócio do Amado Grão. (Foto: Davi Vittorazzi)

Para ser considerado um café especial, é necessário passar por uma avaliação, que vai de 0 a 100 pontos, e o produto precisa atingir, no mínimo, 80 pontos. “Um café considerado especial é ser ausente de defeitos”, completa o barista.

O Amado Grão

O negócio começou com a mãe de Rubens, Vanessa Arruda, que apesar de ter a formação de pedagogia, sonhava em ter uma cafeteria para servir um bom café e bolo.

Rubens, que era servidor público, no decorrer do processo, decidiu sair do trabalho e se juntar à mãe como sócio do empreendimento. O trabalho foi crescendo e hoje eles atendem, além de cafeterias de Mato Grosso, a outros estados.

WhatsApp Image 2023 02 17 at 14.20.16
Cafeteria do Amado Grão. (Foto: Davi Vittorazzi)

As conquistas foram aumentando e Rubens e a marca chegaram a disputar campeonatos de especialidades de café.

“Hoje eu sou o terceiro melhor do Brasil em extração, título conquistado no último Campeonato Brasileiro de Extração de Café Coado e em quarto lugar do último Campeonato Brasileiro de Torra”, diz.