Salmorejo e Gaspacho é bom demais tomar essas sopas frias de tomate típicas da Espanha nessa época de verão, onde as temperaturas exigem refresco.
Uma coisa é fato, com o tempo, as receitas vão mudando muito, se adpatam, se misturam e, principalmente, são adequadas aos paladares de cada pessoa que as faz. Um põe mais isso, outro suprime aquilo e assim vão deixando a receita mais com a sua cara. Tenho certeza, que receitas de Salmorejo e Gaspacho foram ganhando suas transformações dentro da Espanha e mundo afora.
Normalmente o Salmorejo leva ingredientes como: tomates maduros, alho, pão amanhecido, azeite de oliva, sal e, opcionalmente, pimentão. Sua consistência é mais espessa, mais cremosa. Já o Gazpacho é mais líquido, ganha o acréscimo de pepino, pimentões, cebola, água e outros temperos. De qualquer forma, ambos lembram um delicioso refresco de um verão escaldante. Tomei bastante durante minha viagem a Espanha, especialmente quando visitei Sevilha.
Uma das dicas para servir essas sopas frias é cobrí-las com pedaços de ovos cozidos e cubinhos de jamón (presunto curado típico espanhol).
À título de curiosidade, segundo a enciclopédia Larousse da Gastronomia, o nome gazpacho é de origem árabe e significa ‘pão encharcado’. A sopa era tradicionalmente preparada em uma tigela de barro em que o pão permanecia embebido antes de ser batido. Lembrando que o tomate, só entrou nessa história depois da descoberta da América do Sul (região dos Andes), quando os colonizadores espanhóis levaram-no para a Europa.
Essa receita de Salmorejo que estou publicando agora fazemos sempre em casa, temos uma amiga, a Dê, que viveu um tempo na Espanha para estudar flamenco e aprendeu-a com uma outra amiga espanhola. É aquela história da receita que vai passando de mão em mão e atravessando oceanos. Elas ensinaram exatamente assim:
Salmorejo
1 Kg de tomate bem maduro (com ou sem pele – como preferir)
2 tiras de pimentão verde
1/2 dente de alho
3 pães francês ou ciabata amanhecidos (pan de pueblo na Espanha)
1/4 de copo de água gelada (opcional)
1/3 xícara de azeite
1/3 xícara de vinagre de vinho
pitada de sal, pimenta do reino, páprica doce e cominho.
Bater tudo no liquidificador
Fonte: cuecasnacozinha