Essa já é a oitava onda de calor só esse ano que acontece no Brasil. Até esta terça-feira (14), 1.413 municípios já foram atingidos pelo calor extremo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
E essa sensação de verão fora de época vai continuar. O Inmet alertou que as altas temperaturas ainda serão vistas até sexta-feira (17).
Além de correr para lugares com ar-condicionado e deixar o ventilador ligado o dia todo, alguns alimentos podem ajudar a passar por esse período tão quente com mais frescor. Confira alguns:
Abacaxi
Além de ter alto teor de água, o abacaxi é um complemento ideal para finalizar uma refeição mais pesada, principalmente em dias tão quentes. Isso porque ele é rico em bromelina, uma enzima que ajuda a digestão.
O abacaxi ainda contribui para o ótimo funcionamento do intestino pois também possui fibras, ou seja, é um ótimo alimento para tirar aquela sensação de estufamento que gera ainda mais desconforto no calor.
A fruta ainda fornece minerais como cálcio, magnésio, uma boa dose de vitamina C e bastante potássio.
Como consumir:
O ideal é comer abacaxi bem maduro e in natura. Sirva pura depois de um tempo na geladeira, ou consuma como suco.
Limão
Uma fruta multiuso, o limão pode ser tempero da salada ou um suco refrescante. Ele fornece muitos minerais, como cálcio, magnésio, fósforo e bastante potássio, ótimo para quem tem hipertensão. Além de ser rico em vitamina C.
Também possui propriedades que o tornam anticancerígeno e antibacteriano. Os compostos fenólicos e antioxidantes naturais presentes nele são aliados da prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.
Como consumir:
Apenas espremer o sumo de um limão fresco num copo de água bem gelada já ajuda a aplacar a sede e o calor.
Hortelã
A hortelã é uma das mais versáteis e refrescantes ervas que existem. Ela oferece vitaminas como A e C, minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio e ainda é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes, ajudando a manter o organismo saudável.
Bastante perfumada, também é ótima no combate à má digestão e à cólicas (intestinais ou menstruais), náuseas e incômodos causados por gases.
Como consumir:
Você pode usar a hortelã de diversas formas para ajudar a aplacar o calor como na finalização de pratos salgados e sobremesas e até em sucos e molhos. Também é possível colocar ramos inteiros para saborizar a água com pedaços de frutas.
Pepino
O pepino é rico em potássio e magnésio, o que faz dele um ótimo aliado para quem pratica atividade física, ajudando a evitar as câimbras.
Sua casca ainda concentra uma grande quantidade de fibras, que ajudam na eliminação dos resíduos do organismo, além de contribuir com a sensação de saciedade.
Como consumir:
O pepino é o rei das saladas refrescantes, mas também pode ser usado como ingrediente de sucos e para deixar sua água mais saborosa.
Tomate
O tomate é excelente para consumo no calor. A fruta é fonte de fibras, vitaminas e minerais, é uma fonte de licopeno, um composto bioativo que possui substâncias antioxidantes que inibem os radicais livres, com ação anticancerígena, e de potássio, ajudando a combater a hipertensão e o inchaço.
Como consumir:
Para aplacar o calor, use o tomate fresco em saladas e acompanhamentos e potencialize seus benefícios adicionando azeite de oliva extravirgem e também ervas frescas, como manjericão, orégano e hortelã.
Além dos alimentos já citados, confira mais sete alimentos ricos em água e que ajudam a manter a hidratação durante esse período de onda de calor:
- Alface: 96% de água
- Melancia: 95% de água
- Abobrinha: 94% de água
- Morango: 92% de água
- Laranja: 90% de água
- Melão: 90% de água
- Pêssego: 89% de água
*Com informações das reportagens “Bebe pouca água? Veja 10 alimentos ricos no líquido que podem ajudar” e “Está com calor? Aposte nestes cinco alimentos para refrescar“.
Fonte: uol