A Dieta MIND é uma alternativa bastante interessante para quem procura um programa alimentar diferenciado e que ofereça muito mais do que a perda de peso. Ainda não conhece essa dieta? Continue a leitura e confira todas as informações a respeito desse regime!
Combinação da dieta Mediterrânea com a dieta DASH, dois programas alimentares bastante conhecidos em todo o mundo, a MIND começou a ganhar maior visibilidade após a publicação de um estudo realizado por pesquisadores americanos, que mostra como esse programa alimentar é ótimo para prevenir Alzheimer.
Além de significar a palavra “mente”, em inglês, o nome desse cardápio inovador também representa a sigla para a expressão “Mediterranean-DASH Intervention for Neurodegenerative Delay”, algo como Intervenção Mediterrânea-DASH para Atrasos Neurodegenerativos, na tradução para o português.
Como funciona a Dieta MIND
A associação entre a dieta Mediterrânea e a dieta DASH resultou em um programa alimentar voltado para o bom funcionamento do cérebro e do coração, trazendo uma série de benefícios para o corpo como um todo.
Da dieta do Mediterrâneo, ela herdou o alto consumo de peixes, vegetais, alimentos com gorduras saudáveis e grãos integrais, enquanto da DASH veio a inspiração para consumir outros tipos de vegetais, frutas e laticínios com baixo índice de gordura.
O resultado da mistura foi uma dieta que combate Alzheimer e outras doenças degenerativas, além de problemas do coração, consistindo em um regime diferente de outros que focam apenas na eliminação de gorduras e na melhora do desempenho físico.
Conforme estudo realizado por uma universidade americana, com mais de 900 voluntários, os participantes que seguiram o programa, de maneira rigorosa, diminuíram em 53% as chances de desenvolver Alzheimer. E até mesmo quem não levou a dieta tão à risca se beneficiou, diminuindo os riscos da doença em 35%.
Benefícios da dieta MIND
Além de reduzir as chances de aparecimento do Mal de Alzheimer, há várias outras vantagens da dieta MIND que você pode aproveitar ao fazê-la, como:
- Prevenção de doenças cardiovasculares
- Redução da pressão arterial
- Prevenção do diabetes
- Prevenção do câncer
- Melhora do trânsito intestinal
Dieta MIND emagrece? Essa é uma dúvida muito comum, e a resposta para ela é sim. Apesar de o programa não ter como objetivo principal o emagrecimento, as mudanças na alimentação, aliadas à adoção de práticas saudáveis como exercícios físicos regulares, pode resultar na perda de peso.
Cardápio para Dieta MIND
O cardápio da dieta MIND é composto, basicamente, por alimentos saudáveis para o cérebro e o coração, que tenham ação antioxidante e sejam ótimas fontes de carboidratos, vitaminas, proteínas, fibras, minerais e gorduras boas.
Confira os principais alimentos permitidos na dieta MIND:
- Vegetais verdes
- Frutas vermelhas
- Peixes
- Aves
- Vinho tinto (uma a duas taças por dia, no máximo)
- Azeite
- Castanhas e nozes
- Legumes
- Grãos e cereais integrais
Para melhores resultados, fique atento também aos alimentos proibidos na dieta MIND:
- Frituras
- Fast food
- Manteiga
- Margarina
- Doces e bolos
- Queijo
- Carnes vermelhas
Assim como em outras dietas, você deve optar por pequenas refeições ao longo do dia e não se esquecer de fazer atividades físicas com regularidade, para alcançar os resultados esperados.
Fonte: mundodastribos