As festas de fim de ano são sinônimo de reunir a família e amigos para celebrar. Mas, muitas vezes, a ceia natalina é repleta de pratos calóricos, o que pode preocupar quem está de olho na balança. A boa notícia é que é possível adaptar as receitas tradicionais para uma versão mais leve e saudável, sem perder o sabor.
Para isso, o Primeira Página conversou com a nutricionista Vanessa Nagano para explicar se é possível ter uma ceia natalina saborosa e nutritiva sem abrir mão das tradições.
“Para preparar receitas saborosas para a ceia sem comprometer a dieta, fazer pequenas trocas de ingredientes podem fazer uma grande diferença”.
As opções para ter uma ceia nutritiva é escolher por cortes como lombo suíno, chester e peru, que são mais magros e menos calóricos comparado com os cortes de pernil e tender que tem maior teor de gordura.
Substitua a maionese do salpicão por iogurte natural, no caso da farofa prepare com farinha de mandioca desde aquelas farofas prontas, adicione cenoura, uva-passa, pimentão e castanhas.
Para acompanhar o prato principal, é bom uma salada fresca e bem nutritiva, as opções são saladas tropical com rúcula, alface, tomate-cereja, maçã e manga temperados com azeite de oliva e sal.
Já nas sobremesas, para ser algo saudável a alternativa é preparar receitas à base de frutas ou mudar o método de preparação, por exemplo a rabana desde ser frita pode ser assada.
Outra dica da nutricionista é preferir temperos naturais, já que os prontos podem apresentar quantidades excessivas de sódio e aditivos químicos. As opções são alho, cebola, gengibre, limão, pimenta, sal. De especiarias são:
- Canela
- Cominho
- Cúrcuma
- Noz-moscada
- Páprica
- Pimenta
De ervas frescas e secas, são:
- Alecrim
- Cebolinha
- Coentro
- Orégano
- Salsa
- Tomilho
A nutricionista Nathália ressalta que a alimentação vai muito além das calorias e que o Natal é um momento para celebrar a vida.
Fonte: primeirapagina