Em meio aos sete pecados capitais, um deles é tão delicioso de se cometer e que atire a primeira garfada – digo, pedra, quem nunca caiu nas maravilhas da Gula! Pensando em trazer mais sabores para esta quinta-feira (26), dia oficial desse pecado, o conversou com uma chefe de cozinha e te mostra uma receita pra lá de tentadora!
Vamos começar lembrando que não há meios de falar de gula sem pensar em pratos robustos, com muitos ingredientes que agradam os mais diversos paladares e que dão água na boca só de imaginar! A gula mora aí, onde os sentidos são afetados antes mesmo da comida ser saboreada.
Por isso, a chef de cozinha Jeane de Souza ensinou o passo a passo de um arroz de forno com frango cremoso e, de sobremesa, um bolo de mandioca! Vamos lá.
Arroz de Forno com frango cremoso
Para iniciar o preparo do arroz branco, você vai precisa de:
- 8 dentes de alho picado;
- 8 colheres de sopa de óleo;
- 2 xicaras de arroz agulhinha;
- 4 xicaras de agua;
- ½ colher de sopa de sal ou a gosto.
Em uma panela coloque o óleo e o alho picado, leve ao fogo e deixe fritar, quando o alho começar a cheirar e querer dourar, entre com o arroz e mexa para misturar, longo em seguida coloque a agua, o sal e deixe cozinhar.
A dica de ouro é que você pode utilizar o arroz que sobrou de alguma refeição anterior e aproveitar o alimento. Depois que estiver pronto, reserve e inicie o frango desfiado:
Frango desfiado com molho
- 500g de file de frango;
- 2 colheres de sopa de colorífico;
- ½ colher de sopa de sal;
- 2 colheres de sopa de óleo;
- 4 dentes de alho picado ou amassado;
- 1 colher sopa de ervas finas;
- ½ maço de cebolinha;
- ½ maço de salsinha;
- ½ und de cebola picada;
- 1 und de tomate picado;
- 1 lata de milho verde;
- 1 pacote de azeitona verde fatiada;
- 1 copo de requeijão cremoso.
Em uma panela de pressão coloque o file de frango, o colorífico, alho, sal, ervas finas, cubra com agua e leve para cozinhar. Após 15 minutos na pressão, tempo suficiente para o cozimento do frango, é só desligar a panela, retirar a pressão, deixar a carne esfriar, descartar a agua do cozimento e desfiar.
Coloque o frango desfiado e os demais ingredientes em uma panela, deixe o molho ferver e vá adicionando o requeijão cremoso, misturando bastante.
Para montar, coloque o arroz branco em cima do molho de frango e vá construindo camadas em uma assadeira ou travessa. Caso queira adicionar mais requeijão e queijo entre as camadas, fique à vontade.
Para finalizar, cubra a última camada com queijo mussarela e batata palha e leve ao forno por cerca de 10 minutos apenas para gratinar.
Outra dica valiosa é que o arroz de forno pode ser feito com carne moída, carne seca, e até banana da terra frita entre as camadas ou na finalização no lugar da batata palha.
Tudo pronto? Agora é só servir com uma saladinha de folhas ou até mesmo um feijão com caldo.
Bolo de mandioca cremoso
E agora vamos de sobremesa para completar o cardápio? Você precisará de:
- 3 xicaras de chá de mandioca (1kg);
- 1 ½ xicara de chá açúcar.
- ½ xicara de chá leite.
- 3 colheres de sopa manteiga ou margarina com 70% de lipídio.
- ½ xicara de chá queijo mussarela ralado.
- ½ colher de sobremesa de sal.
- 3 ovos.
- 1 colher de sopa de fermento químico.
Comece descascando e ralando a mandioca e depois coloque-a no pano de prato e esprema até que saia quase todo o liquido que estiver nela. Reserve.
Em uma outra travessa coloque o açúcar, a margarina, as gemas, o queijo ralado, sal e misture bem. Depois disso, pode adicionar o leite, misturando mais um pouco e depois reservando.
O próximo passo é bater as claras em neve e também reservar.
Em seguida misture a mandioca e os demais ingredientes menos as claras. Misture bem e coloque as claras em neve, mexendo suavemente. Coloque o fermento químico também e está pronta a massa.
Unte com margarina uma assadeira de furo no meio e coloque a massa sobrando dois dedos para cobrir o recipiente. Leve ao forno já pré-aquecido a 180°C e asse por 35 a 45 min ou até dourar.
Deixe o bolo esfriar, desenforme e sirva com aquele cafezinho da hora!
Pronto, agora você pode se deliciar e ainda cair nos braços de um outro pecado que surge após uma bela de uma refeição: a preguiça!
Fonte: primeirapagina