O episódio do Música e Vinho desta semana vai abordar os vinhos laranjas. Segundo a sommelier Kézia Giugni, eles vêm ganhando cada vez mais espaço, especialmente entre os grupos que estão em busca de comidas e bebidas mais naturais. Ouça o áudio abaixo:
“De acordo com a publicação da Revista Adega, o consumo dos vinhos laranjas expressa a busca pelo simples, é uma forma de reafirmação dos valores da humanidade”, comentou ela.
Essa busca pela simplicidade vem sendo demonstrada no consumo de vinhos coloridos, que também está se tornando uma tendência.
Curiosidades sobre vinhos laranja
Vinhos laranjas são brancos, que recebem o mesmo tratamento dos tintos. A técnica vem da Geórgia e da Armênia, onde o suco da uva branca fica em contato com as cascas para adquirir cor, neste caso, a cor laranja.
Neste estilo, há duas controvérsias no mundo dos vinhos:
- A de que casca de uva branca não tem cor, mas tem sim, coloração laranja;
- A segunda é que vinhos brancos não têm taninos, a não ser que fiquem em contato com a casca, como é o caso dos vinhos laranjas;
Ou seja, os laranjas são vinhos com frescor de branco, que ganharam coloração, corpo e tanino. “Eu harmonizaria vinhos laranjas com uma bela galinhada ou algo no estilo indiano com molho ao curry”, sugere a sommelier.
Fonte: primeirapagina