Encontrar um iogurte de boa qualidade não deveria ser tarefa difícil, visto que as principais marcas oferecem produtos feitos apenas com leite e fermento lácteo — os ingredientes essenciais para sua fabricação. No entanto, às vezes os fabricantes adicionam açúcar e aditivos a produtos que não precisam deles, confundindo o consumidor desatento.
Veja estes exemplos das marcas Danone e Fazenda Bela Vista. Ambas produzem iogurtes em embalagens similares, porém um na versão natural e outro com açúcar.
Para ajudá-lo a escolher bons iogurtes populares, selecionamos alguns que não contêm açúcar nem aditivos. Mas antes de comprar, lembre-se de conferir os rótulos para ter certeza de que o produto não foi modificado após esta publicação.
Esta é a versão online da edição desta segunda-feira (05/08) da newsletter Guia do Supermercado. Para receber estes e outros boletins diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Eu sou Sari Fontana, química industrial de alimentos e faço avaliações didáticas para ajudar você a comer de forma mais consciente (me siga no Instagram).
Na nutrição, nem tudo que é moda é ruim
Recentemente popularizou-se no Brasil a recomendação de escolher iogurtes que contenham apenas dois ingredientes. Esse movimento é benéfico, pois incentiva a leitura dos rótulos e promove escolhas mais saudáveis.
Com a moda dos dois ingredientes, quem ganha é o consumidor.
Atentas às tendências do mercado, as grandes marcas de iogurtes incorporaram esta alegação em seus rótulos: “apenas 2 ingredientes”. Hoje em dia, muitos fabricantes adotaram essa prática, beneficiando o consumidor que prioriza a qualidade dos alimentos.
Afinal, são dois ingredientes ou mais?
O leite é um alimento natural e pode variar de acordo com a raça do animal, sua alimentação e o estágio de lactação. Leite reconstituído é o leite líquido obtido pela adição de água ao leite em pó. Essas alternativas ajudam a padronizar os produtos na indústria a fim de garantir a consistência entre os lotes, mas isso não é motivo de preocupação, pois não alteram significativamente o resultado nem a qualidade dos iogurtes. Eles são apenas outras formas de apresentação do leite.
Ao escolher um iogurte natural, confira a lista de ingredientes. Ela é uma informação obrigatória em todos os rótulos de alimentos, em que os ingredientes do produto estão declarados do maior para o menor, de acordo com a sua quantidade na receita. No caso de um bom iogurte natural, nessa lista não deve constar açúcar, amido nem aditivos.
Um bom iogurte natural deve ser feito apenas de leite e fermento lácteo. Açúcar, amido e aditivos são ingredientes desnecessários nesse tipo de produto.
Se o iogurte natural desagrada o seu paladar, você pode adicionar um bom adoçante, como a estévia pura que indicamos nesta edição. Frutas vermelhas ou até uma colher de geleia sem açúcar também são formas de acrescentar uma camada extra de sabor – porém, tenha cuidado ao escolher sua geleia zero, pois muitas contêm açúcar escondido.
O Guia do Supermercado não é patrocinado por nenhuma marca. Por isso temos a liberdade de criticar, mas também de elogiar os produtos que merecem um lugar no nosso carrinho de compras. Para fazer boas escolhas, lembre-se sempre de conferir o rótulo dos produtos avaliados aqui, pois o fabricante pode alterar a receita a qualquer momento, adicionando ou substituindo ingredientes.
Fonte: uol