A boa alimentação é a principal responsável pelo emagrecimento. Mas, apesar de ter um papel muito menor, a atividade física contribui com a perda de peso e é essencial para a saúde. E uma grande aliada para isso é a musculação. Entenda como o treino de força contribui com a redução da gordura corporal e a manutenção da dieta.
– O gasto calórico diário aumenta não só pelas calorias que você queima no exercício. Nas 48 horas após o treino, o organismo consome mais energia para se recuperar. Além disso, nosso corpo gasta mais calorias para manter músculos, em comparação à gordura.
– Diminui a resistência à insulina. Quando esse hormônio não “trabalha” corretamente, há um aumento no nível de glicose (açúcar) no sangue. E, se não for usado, esse açúcar é estocado como gordura.
– Reduz a fome Estudos mostram que exercícios intensos regulam a produção de hormônios responsáveis pelo apetite e pela saciedade, inibindo a fome por um certo tempo.
– Incentiva a boa alimentação Treinar gera uma mudança comportamental. Antes de ir para a academia, você evita comer besteiras para o corpo poder “funcionar” bem nos exercícios. E depois da atividade você não quer sair da dieta para não prejudicar os resultados e “jogar fora” todo o esforço que fez levantando peso.
Quer ter gratuitamente em seu email dicas de alimentação e perda de peso? Cadastre-se na newsletter de VivaBem e receba conteúdos como esse todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Aos sábados, quem é assinante UOL ainda recebe 5 menus exclusivos para perda de peso, lista de compra com os ingredientes da dieta e receita. Assine o UOL e confira abaixo os Cardápios para Emagrecer desta semana.