Alimentos enlatados são uma mão na roda quando o tempo está curto. É só abrir a lata de sardinha e pronto: o jantar está na mesa. Mas é preciso saber escolher as alternativas mais saudáveis, como a própria sardinha ou o atum em lata, e evitar a comida enlatada ultraprocessada—como os feijões prontos e as carnes enlatadas.
Além disso, também é importante ficar atento às condições do alimento. Será que produtos com a embalagem danificada podem ser prejudiciais à saúde? As latas são a melhor opção de embalagem para o azeite de oliva extravirgem?
No segundo episódio da 9ª temporada do Conexão VivaBem, a nutricionista Evie Mandelbaum esclareceu cinco dúvidas comuns sobre enlatados e congelados. Veja abaixo:
Lata amassada é imprópria para consumo?
Verdade. A quebra do invólucro interno de proteção pode deixar o alimento em contato direto com metais da lata, como o alumínio e suas ligas, folhas de aço cromadas e folhas-de-flandres, compostas por estanho, aço de baixo teor de carbono e ferro.
Esse rompimento pode causar uma reação de corrosão, contaminando o produto. Além disso, o impacto pode causar microfissuras na lata, deixando a comida desprotegida.
Todo congelado é ultraprocessado?
Mito. Congelar os alimentos aumenta a validade da comida e é uma verdadeira economia de tempo e dinheiro. As idas à feira diminuem e também dá para planejar os dias que você vai dedicar à cozinha.
Outra coisa bem diferente, no entanto, são os ultraprocessados congelados. É o caso de uma caixa de lasanha ou de batata frita. Esses alimentos possuem ingredientes como conservantes, adoçantes artificiais e emulsificantes que não costumam ser utilizados na culinária caseira e que aumentam o risco de doenças como diabetes e câncer.
“Não tem problema nenhum congelar um alimento in natura ou que você preparou em casa”, diz a nutricionista. “O grande ponto não é o congelamento em si, mas qual alimento congelado você está consumindo”.
Comida congelada, seja comprada ou feita em casa, não tem validade?
Mito. É preciso ficar de olho no tempo que a tupperware vai ficar na geladeira, para não deixar o conteúdo estragar: comida congelada pode ficar, no máximo, 90 dias dentro do congelador.
Azeite envasado na lata de aço é melhor do que em vidro?
Depende. “Existem vidros que não são de boa qualidade”, alerta a nutricionista. “E você percebe isso quando o vidro está melado e oleoso, são vidros mais porosos”.
De maneira geral, porém, Mandelbaum diz que o azeite envasado em vidro é melhor —não obrigatoriamente o escuro.
Ervilha congelada é mais nutritiva do que a enlatada?
Não obrigatoriamente, mas, de maneira geral, sim. Isso porque a ervilha enlatada tem sódio, enquanto a ervilha congelada não.
“Quando a gente tem uma conserva com água e sal, é preciso lembrar que o meio de maior concentração puxa a água do meio de menor concentração, então você tem uma grande quantidade de sódio para manter a ervilha redondinha e vai ter um alimento encharcado de água e sal”, explica a especialista. “É sempre melhor optar por produtos que só tenham o alimento puro”.
Fonte: uol