Inspirado nas receitas sírio-libanesas, esse charuto de couve é superprático e muito saboroso. Você pode fazer o recheio de diversas formas, mas a minha sugestão é que use carnes e recheios leves, como este frango bem temperado que vou ensinar.
O segredo do sabor fica por conta da pimenta-síria, que lembra muito o aroma de canela e temperos típicos dessa gastronomia. Mas, claro, você pode temperar com o que achar melhor.
Ingredientes:
200 g de frango cozido e desfiado
1/2 cebola
1/2 cenoura
1 colher (chá) rasa de pimenta-síria em pó
1 pitada de garam masala em pó
Sal a gosto
10 folhas de couve-manteiga
1 fio de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de pasta de grão-de-bico (homus)
1 limão-tahiti
Modo de preparo:
- Refogue em uma panela a cebola picada com o azeite de oliva. Assim que a cebola estiver bem transparente, adicione o frango já desfiado e tempere com as pimentas e o sal. Por fim, adicione a cenoura ralada e a pasta de grão-de-bico. Deixe cozinhar apenas por 4 minutos em fogo médio, para formar uma pasta densa, e desligue.
- Enquanto isso, aqueça água em uma panela.
- Cada folha de couve deve receber um corte para retirada de todo seu talo. Isso faz com que a gente consiga moldá-las melhor com o recheio.
- Adicione no centro de cada folha uma colherada generosa de creme de frango e, com as mãos, enrole primeiro as laterais –uma vez já é suficiente– e depois longitudinalmente, formando um charuto com todos os lados fechados.
- Em uma panela pequena, adicione todos os charutos lado a lado, encostando um no outro para que um ajude a firmar o outro durante o cozimento. Esprema o limão por cima dos charutos já acomodados, e então jogue a água quente por cima, até que tampe todos. Feche a panela, e deixe cozinhar por 15 minutos em fogo baixo/médio. Abra a tampa e deixe que evapore um pouco do restante de água. Sirva ainda quente.
Fonte: uol
Colunista: @chefcarlosmiranda