Você resolveu reduzir peso, está seguindo a dieta, fazendo exercício e mesmo assim o resultado está lento? Calma que os termogênicos podem ajudar!
Alguns alimentos levam a fama de termogênicos por aumentarem a termogênese corporal, que nada mais é do que o processo em que o corpo queima calorias para produzir calor. Essa energia térmica é essencial para o equilíbrio do organismo, para manter o metabolismo saudável e para controlar o peso corporal.
A ideia é usar ativos para potencializar essa termogênese e assim influenciar positivamente a taxa metabólica basal e atingir o objetivo de promover a perda de peso.
Podemos aproveitar a queda da temperatura e fazer um chá com alguns ingredientes que vão nos ajudar nessa tarefa. Nesta receita, vamos utilizar quatro ingredientes que são extremamente potentes, são eles:
Chá verde (Camellia sinensis)
Este chá tem uma combinação incrível de cafeína e catequinas —ambas atuam no metabolismo energético, aumentando o gasto calórico. As catequinas inibem a enzima catecol-0-metil transferase, que, no nosso corpo, degrada menos a noradrenalina e a adrenalina, assim elas conseguem agir por mais tempo nas células adiposas, fazendo com que ocorra uma maior oxidação da gordura. Já a cafeína aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, potencializando esse efeito termogênico.
Pimenta-preta (Piper nigrum)
Uma das coisas em que mais insisto com meus pacientes é que eles precisam fazer musculação. Isso porque o metabolismo do músculo em repouso pode representar 25% do metabolismo basal, por isso é muito importante conquistar massa muscular através do exercício físico. O componente ativo da pimenta-preta, também conhecida como pimenta-do-reino, é a piperina, que tem sido usada para aumentar esse gasto energético do músculo. Então quem faz musculação pode queimar ainda mais calorias no repouso ao incluir a pimenta-preta na alimentação.
Guaraná em pó (Paullinia cupana Kunth)
É um excelente estimulante do sistema nervoso central, melhorando o estado de alerta, tempo de reação, velocidade de processamento de informação, memória, humor e desempenho em exercícios físicos. Por conta de todos esses atributos, o guaraná afeta positivamente o metabolismo lipídico, aumentando a energia basal e a perda de peso.
Gengibre (Zingiber officinale)
A raiz é rica em gingeróis, que além de atuarem no metabolismo energético, também agem como antioxidantes. O gengibre tem uma ação parecida com a cafeína, pois aumenta a produção de noradrenalina e adrenalina, que aumentam a queima de gordura, e tem um bônus de reduzir a absorção intestinal de gordura consumida na dieta.
Como fazer
O chá termogênico deve ser ingerido no meio da manhã e no meio da tarde (antes das 16h para não atrapalhar a qualidade do sono).
Para fazer, você vai precisar de:
uma colher (sobremesa) de chá verde
uma colher (chá) de gengibre ralado
uma pimenta-preta macerada
uma colher (café) de guaraná em pó
Coloque o chá verde, o gengibre e a pimenta no fundo de uma xícara e cubra com 300 ml de água quente (por volta de 85°C). Abafe por 4 minutos. Coe o chá, adicione o guaraná em pó, misture bem e consuma em seguida. Essa receita rende uma porção.
Fonte: uol
Colunista: @chefcarlosmiranda