O grão ainda fresquinho é torrado, moído e depois é só fazer o café, que já está pronto para servir. Tudo isso em casa! Assim é o café caseiro, uma tradição para dona Alaide Correa, de 70 anos. Ela ensina como fazer essa maravilha, que é perfeito para qualquer estação. Veja o vídeo.
Segundo Alaide, ela aprendeu a fazer o café em casa, desde criança com a mãe, que já torrava café. “Fui crescendo e vendo ela torrar café, aí então eu aprendi. Nós tínhamos uma roça de café. Eles colhiam o café do pé para poder torrar em casa”, diz.
Até hoje ela continua esta tradição, mas agora comprando os grãos e torrando em casa. Com a tecnologia, até para moer o café já tem uma novidade. “Antigamente, usava moinho manual, agora é moinho elétrico”.
O preparo do café não tem segredo. Dana Alaide compra os grãos, torra na panela especial no fogo a lenha e, em seguida, após enfriar, são moídos. Com isso, o pó está pronto para preparar o café.
Moradora de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, ela diz que a lembrança que tem é da infância. “Nós – os irmãos – sempre brincávamos e colhíamos muito café. Até hoje não larguei dele.”
Alaide diz que torra café duas vezes por mês, com 2kg ela consegue passar trinta dias. Entre os custos envolvidos, ela paga pouco mais de R$ 35 no kg do grão e, também, compra a lenha para o fogão.
A produção é usada apenas para suprir as necessidades de casa e agrada muita gente. “Todo mundo gosta do meu café”, descreve.
Fonte: primeirapagina