Mas nem todos os azeites são iguais. Veja quatro dicas para você escolher o melhor:
1 – Prefira o extravirgem, especialmente quando for consumir o óleo “cru” —para temperar vegetais, peixes ou finalizar pratos. Por ser extraído a frio na primeira prensagem das azeitonas, o azeite extravirgem preserva uma quantidade maior de antioxidantes e nutrientes do que os tipos virgem e refinado.
2 – Escolha o em lata ou vidro escuro Essas embalagens protegem melhor o óleo da umidade, do calor excessivo, do oxigênio e da luz, que afetam a qualidade dos nutrientes presentes no alimento.
3 – Fuja do plástico Geralmente usadas em produtos mais baratos, as garrafas plásticas (PET) são levemente porosas. Isso quer dizer que o azeite entra em contato com o oxigênio do ar antes mesmo de ser aberto.
4 – Quanto mais jovem, melhor Escolha o produto que foi envasado há menos tempo e, de preferência, que tenha sido embalado no mesmo local onde foi produzido, evitando perdas nutricionais no transporte. Essas informações estão disponíveis no rótulo.
O azeite é um alimento que está sempre presente nas refeições de Cardápios para Emagrecer, programa de alimentação saudável exclusivo para assinantes UOL. (]*rel=”)noopener(“[^>]*>)Assine o UOL e confira abaixo os 5 menus desta semana.