Sophia @princesinhamt
Food

Aprenda como consumir spirulina e descubra por que esta proteína é tão amada por Verônica Laino

Grupo do Whatsapp Cuiabá

Apesar se muita gente achar que a spirulina é uma alga por conta da cor, ela é, na verdade, uma cianobactéria, e sua cor é azul-esverdeada.

Seu consumo se iniciou no México, como alimento mesmo. Tem um baixo custo para ser produzida e pode ser utilizada tanto na água doce como na salgada. Hoje em dia, utilizamos a spirulina mais na forma de suplemento, já que é supernutritiva.

Ela é fonte tanto de macro como de micronutrientes. O destaque vai para proteína, ferro, ômega 3, vitaminas, minerais, carboidratos e ficocianina, que á a substância responsável pela cor azulada, tem alto poder antioxidante, além de dar suporte ao fígado, por ter ação anti-inflamatória.

No quesito proteína, ela realmente impressiona, já que 70% do seu peso seco é esse macronutriente. Para um alimento de origem vegetal, é bem impressionante, até mesmo porque é uma proteína de alta qualidade, por conter todos os aminoácidos essenciais.

Encontramos também a vitamina A, na forma de betacaroteno, além de vitaminas E, K e do complexo B. Apesar de aparecer em algumas informações nutricionais a presença da vitamina B12, a forma disponível na spirulina ela não é fácil de ser absorvida pelo nosso organismo, portanto, não é um suplemento recomendado para suprir as necessidades de B12. Já os minerais presentes são: ferro, manganês, zinco, sódio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, cobre, selênio e cromo.

Por esses inúmeros nutrientes, a spirulina é considerada por muitos um “superalimento”, já que com poucas calorias e volume, oferece uma gama de nutrientes que promovem saúde, além de agirem para a prevenção de doenças.

Confira a seguir formas de usar a spirulina para o fim desejado:

Fonte de proteína

Agora no verão, uma excelente maneira de introduzir spirulina na alimentação é na forma de suco proteico refrescante. Veja como fazer:

Suco verde proteico

Ingredientes:

  • 1 maçã com casca
  • 1 limão
  • 1 punhado de hortelã
  • 1 copo de água gelada
  • 1 colher (sopa), ou 10 g, de spirulina

Modo de preparo:

  1. Corte a maçã e jogue as sementes fora. Coloque a maçã com a casca no copo do liquidificador, esprema o suco do limão, acrescente a água, a spirulina e as folhas de hortelã. Bata por 1 minuto na velocidade alta.
  2. Transfira para um copo com gelo e consuma em seguida.

Boa para quem tem deficiência de vitamina A

Foi feito um estudo na Índia com 5 mil crianças pré-escolares com deficiência de vitamina A, e suplementaram 1 g de spirulina por dia, durante 4 meses.

Nos resultados, observaram uma redução significativa da deficiência de vitamina A, em torno de 70%.

Ajuda a proteger o organismo

A presença da ficocianobilina faz com que a spirulina tenha ação anti-inflamatória, antiviral e antimicrobiana, eliminando possíveis substâncias que causam danos às células do nosso corpo, além de uma redução da replicação de vírus e bactérias.

É rica em fibras

Por conter um alto teor de fibras, foi observada uma melhora do funcionamento do intestino, além de uma melhor digestão e absorção do alimento. Um estudo utilizou uma porção de 8 g por dia por 16 semanas e observou uma redução do colesterol total e do LDL, conhecido como colesterol “ruim”.

Outro ponto positivo é o controle do diabetes, já que essas fibras ajudam no controle da glicemia após a refeição, assim como na redução da hemoglobina glicada.

Fonte: uol

Sobre o autor

Avatar de Carlos Miranda

Carlos Miranda

Business consultant | Gastronomo | Chef Executivo | Pitmasters | Chef proprietário OSSOBUCO Outdoor Cooking